A Petrobras (PETR4) não deve disputar sozinha uma fatia de 40% na descoberta de petróleo e gás de Mopane, na Namíbia, uma vez que o bloco petrolífero ainda está em uma fase exploratória, e a ideia seria diluir riscos com parceiros, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.
A companhia fez uma oferta não vinculante para comprar parte da fatia do bloco que a portuguesa Galp quer vender, disse à Reuters na semana passada a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, sem detalhar qual participação a empresa estava buscando.
AINDA: Enquanto Brasil sob Lula nada faz, EUA reconhecem González como vencedor das eleições na Venezuela
A empresa de energia de Portugal quer vender metade de sua participação de 80% no bloco. Apesar do grande potencial de Mopane, com pelo menos 10 bilhões de barris de óleo equivalente (“in-place”) segundo a Galp, a campanha exploratória ainda não está concluída, lembraram as fontes, que pediram para ficar no anonimato para falar sobre o assunto.
Após a notícia as ações da petroleira aprofundaram a queda devido os riscos envolvidos na operação em questão, inclusive devido ao negócio ser em país totalitário, investidores fogem deste tipo de situação. Além disto, nem se sabe o real potencial até o momento, investidores não querem buscar tanto risco. Os resultados divulgados sobre o mercado de trabalho americano (payroll) também contribuíram para a queda das ações, que em dado momento da tarde afundavam 3%.
SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
AINDA: Brasil segundo FMI está entre as 20 piores taxas de investimento do mundo
Ou seja, é preciso confirmar a “real oportunidade” de extração de óleo e gás em grandes volumes no bloco africano.
“É um processo competitivo, em uma área cobiçada e com potencial a ser confirmado. O mais natural é numa concorrência desse tipo você diluir risco com parceiros. Achamos difícil a Petrobras sozinha nessa”, disse uma das fontes à Reuters.
LEIA: Após alta superior a 17% no lucro Eztec sobe mais de 6%
A pessoa não detalhou se serão um ou mais parceiros.
“São dois aspectos. A costa da Namíbia está sendo considerada a nova ‘Margem Equatorial’…”, disse uma segunda fonte, em referência às grandes descobertas de petróleo realizadas pela Guiana. “Mas ainda é uma campanha exploratória que precisa confirmar o potencial estimado. Não acreditamos que alguém ficará nessas condições com os 40% sozinho”, adicionou ela.
Petrobras pode não pagar dividendos
Ao comentar a oferta da Petrobras, o BTG Pactual (BPAC11) afirmou em relatório nesta semana que, assumindo um fator de recuperação de petróleo de 25% das reservas do bloco, a fatia de 40% em Mopane poderia custar cerca de 4 bilhões de dólares. O banco alertou que a transação, aliada à potencial recompra de duas refinarias, poderia elevar riscos relacionados ao pagamento de dividendos da petroleira.
As ações da empresa chegaram a refletir receios do mercado de que um grande investimento na Namíbia poderia impactar o pagamento de dividendos aos acionistas da estatal.
SAIBA: Desembargadores são afastados por julgarem casos em que supostamente deveriam se declarar impedidos
O pagamento de dividendos gerou na gestão anterior de Jean Paul Prates muitos desgastes entre o executivo e representantes do governo federal. Os embates motivaram a queda de Prates em maio deste ano.
A companhia já pagou metade dos cerca de 44 bilhões de reais em dividendos extraordinários do exercício de 2023. A outra parte, que está em uma reserva estatutária, pode ser distribuída até o final do ano, segundo decisão em assembleia de acionistas.
MAIS: Mesmo com recorde histórico de arrecadação governo Lula deixa o Brasil cada vez mais no vermelho