Por se tratar de um banco que objetiva aplicar recursos públicos para oferecer melhoria à população, sem objetivos comerciais e de capitação de clientes, os gastos do BNDES com publicidade assustam.
Isto na semana em que Lula em seu discurso criticou “banqueiros que só querem lucro”. O governo Lula com o BNDES é o maior banqueiro do Brasil, porém não é um banco comercial, por esta razão gastos com propaganda são desnecessários.
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Sob a gestão do ex-senador do PT Aloizio Mercadante, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aumentou em cinco vezes os gastos com propaganda em 2024, sem apresentar resultados significativos.
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Apenas neste ano, o banco já desembolsou R$32,4 milhões em publicidade, principalmente em veículos alinhados ao governo e redes sociais, um aumento expressivo em comparação aos R$6,2 milhões gastos entre janeiro e julho de 2023.
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Os principais beneficiários dessa verba publicitária incluem grandes emissoras, sites, jornais, além de plataformas como Google, Facebook e até o parque aquático Beach Park. Mesmo sem um produto claro para “vender” no Brasil, o BNDES intensificou sua presença em veículos estrangeiros, como Financial Times e The Economist.
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Outro foco de investimento foi em “mídia exterior”, com anúncios em cartazes, outdoors e em locais de grande circulação, como aeroportos e pontos de ônibus. Em 2023, o banco destinou R$38,8 milhões para publicidade, com a maior parte desse montante (R$30,7 milhões) concentrada apenas no mês de dezembro.