Patrocinado

Apesar do bloqueio da plataforma X (antigo Twitter) em território nacional, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), as atividades dos órgãos públicos se mantém. O perfil da Câmara dos Deputados já realizou duas postagens no X nesta segunda-feira 2 de setembro, o que já configuraria infração.

LEIA: Banimento do X por Moraes deve levar investidores a deixar o Brasil, afirma megainvestidor de Wall Street

SAIBA: Selic não representa juros pago pelo consumidor. Taxa de juro real ao consumidor é quase 40 vezes maior, entenda

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são apenas dois do vários que continuaram a utilizar suas contas oficiais na rede social. O acesso ao X foi restringido para a maioria dos dispositivos no Brasil desde a madrugada de sexta-feira, 30 de agosto, sendo possível apenas por meio do uso de VPNs (Virtual Private Networks), que permitem contornar a proibição.

LEIA: Lula diz que os ricos são o problema do Brasil. Dá a entender que trabalha para manter um país de pobres

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Projeção de taxa de juros próxima a 12% no fim do segundo ano de Lula 3 já é realidade

O PT continua a divulgar mensagens de campanha eleitoral. Na manhã de sábado, 31, o perfil do PT Brasil no X celebrou a inclusão de parlamentares do partido entre os premiados no Prêmio Congresso em Foco, com a mensagem: “Mais uma vez, parlamentares do PT brilham no Prêmio Congresso em Foco”.

MAIS: Lula avaliza ações de Moraes sobre X e Starlink com censura e insegurança jurídica ao investidor. Além de risco para Forças Armadas

Além disso, o perfil do TSE utilizou a plataforma bloqueada para fazer um comunicado sobre o DivulgaCand, uma ferramenta que permite a consulta de informações sobre candidatos a cargos eletivos.

A continuidade da atividade do TSE na plataforma gerou questionamentos nas redes sociais. Uma publicação crítica apontou: “Mesmo depois da ordem tirânica de Alexandre de Moraes que suspendeu o Twitter/X no Brasil, o perfil oficial do Tribunal Superior Eleitoral continua postando normalmente lá.”

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada