Neste 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, a Avenida Paulista vira palco de uma grande manifestação inflada pela insatisfação com o ativismo judicial e a luta pela liberdade de expressão no país.
Outras capitais também estão programando manifestações pela liberdade de expressão e impeachment de Moraes.
Traremos as informações em tempo real. O ato na Paulista promete pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, dando fôlego popular ao desejo da oposição no Congresso de tentar destituir o ministro do cargo. Convocado pelo pastor Silas Malafaia, o evento terá pronunciamentos no trio elétrico do ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares que o apoiam, além da presença confirmada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Malafaia também promete fazer o seu “mais duro discurso contra o ditador Moraes”, após os que fez no mesmo local em fevereiro e na Praia de Copacabana, em abril.
O advogado e comentarista político Marco Antônio Costa revelou que o ato marcado para o dia 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, tem como único objetivo pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A manifestação deste 7 de Setembro contará ainda com mais um caminhão, este do advogado, jornalista e ativista Marco Antonio Costa. Além de bonecos infláveis gigantes do ministro e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, a organização deve levar cartazes e folders pedindo “Fora, Moraes” e cobrando Pacheco da abertura de um processo de impeachment.
LEIA: Dívida do setor público brasileiro sob Lula ultrapassa 78% do PIB, segundo Banco Central
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
Estão previstos para discursar nessa ala do protesto o jornalista Michael Shellenberger, que revelou os Twitter Files Brasil e vem ao país especialmente para o evento, além do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), o desembargador Sebastião Coelho, a jornalista candidata à prefeitura de Curitiba Cristina Graeml (PMB) e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR).
Em um comunicado enviado à imprensa, Costa, um dos organizadores, deixa claro que o pedido para a saída do ministro não é um ato contra o sistema.
– O #FORAMORAES não é um ataque ao sistema. Ele representa exatamente o oposto. Nosso protesto é um clamor para que as leis voltem a ser respeitadas e o estado de direito seja reconstruído no Brasil.
Ainda segundo o comunicado, a motivação para a convocação é “lutar contra a ditadura do ministro que, há anos, ataca a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e tenta criar um ambiente de medo e constrangimento”.
– Nós temos um país para salvar. Não é apenas hoje e amanhã. Mas todos os dias. Temos manifestações já marcadas. Não sairemos das ruas enquanto Moraes não for para o banco dos réus e todos os perseguidos por ele e seu grupo sejam indenizados – diz Marco Antônio.