Nesta quinta-feira, 19, o Banco Central (BC) informou que a Shopee (SHPP Brasil Instituição de Pagamentos) sofreu um vazamento de chaves Pix de cerca de 150 clientes. Entre as informações expostas estão nomes de usuários, CPFs, dados bancários e informações de relacionamento com instituições financeiras. Este é o 14º incidente desse tipo registrado desde a criação do Pix, em 2020.
VEJA: Governo Lula tem recorde de arrecadação de impostos da série histórica em Agosto
Segundo o BC, o vazamento ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro, devido a “falhas pontuais nos sistemas da instituição”. A comunicação pública do incidente foi realizada em nome da transparência, uma vez que o número de afetados é relativamente baixo, não ultrapassando mil pessoas.
LEIA: Mais de 1,5 milhões de brasileiros já assinaram petição para impeachment de Moraes
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
Os clientes afetados serão notificados diretamente pelo app ou internet banking, e o BC reforça que devem ignorar qualquer tentativa de contato por outros meios, como SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens. O Banco Central assegura que apenas dados cadastrais foram comprometidos, não envolvendo informações bancárias sigilosas, como senhas ou extratos.
SAIBA: Grupo Supermercadista vende imóveis para melhorar liquidez
Ainda haverá uma investigação para apurar as causas e aplicar eventuais sanções. Até o momento, a Shopee não se pronunciou sobre o ocorrido. Vale lembrar que vazamentos de chaves Pix podem deixar os clientes mais vulneráveis a ataques de phishing, especialmente direcionados.