Patrocinado

Nas 103 maiores cidades do País − o famoso “G-103” (grupo dos municípios em que existe a possibilidade de haver segundo turno) −, o Partido Liberal (PL) foi a sigla que mais elegeu representantes já em primeiro turno.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu garantir 10 prefeitos nas 50 cidades com mais de 200 mil eleitores que já definiram a chapa que comandará o Poder Executivo local pelos próximos 4 anos.

MAIS: Ministério da Saúde de Lula tem distorção contábil de R$ 44 bilhões segundo CGU

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: “Alexandre de Moraes faz interferência absurda nas eleições de São Paulo” ao intimar e ameaçar Pablo Marçal, afirma ex-procurador da República

São 3 a mais do que União Brasil e Progressistas, legendas que ocupam a segunda posição, 4 a mais do que o PSD, de Gilberto Kassab (um dos destaques das eleições municipais de 2024), e nada menos do que o dobro do número conquistado pelo MDB.

Só como comparação, o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só reelegeu 2 prefeitos nessas grandes cidades até o momento: Marília, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG).

Apesar do feito deste domingo (6), o PL pode crescer ainda mais e abrir vantagem maior sobre os adversários nas maiores cidades brasileiras. Isso porque o partido tem candidatos em disputas de segundo turno em outras 23 localidades.

SAIBA: Deputado Nikolas Ferreira faz grande alerta sobre o que ocorre com Pablo Marçal

Em 12 delas, inclusive, o partido larga na frente da disputa − inclusive as capitais Aracaju (SE), com Emília Correa (PL); Belo Horizonte, com Bruno Engler; Goiânia (GO), com Fred Rodrigues; Fortaleza (CE), André Fernandes; e Palmas (TO), com Janad Valcari. O que torna o PL também a sigla com mais chances de êxito nas grandes cidades em segundo turno.

Em seguida, vêm PT, com 13 representantes; União Brasil, com 11; e PSD e MDB, cada um com 10 candidatos com possibilidade de vitória na corrida às urnas em 27 de outubro.

AINDA: Presidente do IBGE afirma que 90% do orçamento está comprometido

Saiba número de prefeitos eleitos por partido no primeiro turno e possibilidade para o segundo turno

A lista abaixo desconsidera o resultado do pleito em Vitória da Conquista (BA), onde a candidata Sheila Lemos (União Brasil) obteve 58,83% dos votos válidos, mas teve a votação anulada sob judice. Por isso, a soma dos municípios é 102 (50 com vitórias em primeiro turno e 52 com disputas em segundo turno).

LEIA: Saiba tudo sobre a programação de dividendos para o mês

Considerando o máximo de prefeituras de municípios de grande porte que cada partido pode conquistar no segundo turno, o PL tem chances de chegar à expressiva marca de 33. O número supera com folga adversários de peso na disputa do quadro geral de cidades, como União Brasil (que pode chegar a 18), PSD (16), MDB (15) e PT (15).

Partido Eleitos em primeiro turno Candidatos disputando segundo turno
Avante 1 1
Cidadania 0 1
MDB 5 10
Novo 1 2
PDT 0 3
PL 10 23
PMB 0 1
Podemos 3 6
PP 7 6
PSB 2 2
PSD 6 10
PSDB 2 5
PSOL 0 2
PT 2 13
Republicanos 4 7
Solidariedade 0 1
União Brasil 7 11
TOTAL* 50 104 (2 candidatos por município)

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada