O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (06), em decisão unânime. Com isso, a taxa básica de juros saiu do patamar de 10,75% para 11,25% ao ano.
VEJA: Títulos argentinos sobem forte em movimento positivo a vitória de Trump nos EUA
“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.
A decisão vai ao encontro das apostas do mercado, que já esperava que os diretores acelerassem o ritmo do aperto monetário, diante de uma piora no fluxo de dados e notícias desde a reunião de setembro.
AINDA: Com rumores sobre o fiscal brasileiro Haddad cancela viagem â Europa
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
Os últimos Boletins Focus, inclusive, indicavam que os economistas consultados pelo Banco Central (BC) projetavam duas altas de 0,50 p.p. na Selic este ano — subindo para 11,25% em novembro e para 11,75% em dezembro.
Sobre o futuro da taxa de juros, o Comitê disse que “o ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo de aperto monetário serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação”.
SAIBA: Inflação já passa a ser projetada acima do teto da meta fiscal do governo Lula, segundo Focus
O Copom deu início ao aperto monetário na reunião de setembro, quando elevou a Selic de 10,50% para 10,75%. Nos dois encontros anteriores, de junho e julho, o Comitê do BC manteve a taxa estável.
AINDA: Republicanos retomam controle do Senado dos EUA e avançam na Câmara dos Representantes
De agosto de 2023 a maio de 2024, a autarquia passou por um período de flexibilização da política monetária. O ciclo contou com uma redução de 0,25 p.p. e outras seis de 0,50 p.p.
Antes de iniciar a flexibilização, o BC manteve a Selic em 13,75% por um ano, iniciado em agosto de 2022. O ciclo de aperto monetário, que precedeu essa pausa, começou em março de 2021 e seguiu por 12 reuniões.