A Câmara dos Deputados elegeu neste sábado (1º) sua nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Hugo Motta (Republicanos-PB) venceu a disputa pela Presidência da Casa, que também teve Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) como candidatos. A eleição ocorreu no plenário da Câmara, em Brasília.
LEIA: Brasileiros querem voto aberto e que parlamentares escolham Van Hattem e Girão para o Congresso
Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) disputaram a presidência da Câmara dos Deputados neste sábado (1º) e o resultado da votação garantiu a vitória para o deputado paraibano.
Motta, teve 444 votos, van Hattem teve 31 e Vieira 22 . A vitória do candidato do Republicanos já era certa, pois ele tinha uma base de apoio que abrange 18 partidos, incluindo PP, PSD, Republicanos, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Avante, Podemos e PRB.
MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique
SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos
Antes da votação, o parlamentar fez um pronunciamento com algumas promessas para os seus dois anos de gestão:
O novo presidente da Câmara se tornou a pessoa mais jovem a ocupar o cargo, aos 35 anos ele assume os desafios da Casa de Leis que tem estado cada vez mais polarizada com o compromisso de atender as agendas da esquerda, direita e também do Centro, já que os apoios foram costurados entre os partidos com algumas condições.
LEIA: Primeiro mês de 2025 com recesso, Haddad é líder em viagens…
Além de Motta, foram eleitos para os demais cargos: Altineu Côrtes (PL-RJ) na 1ª Vice-Presidência e Elmar Nascimento (União-BA) na 2ª Vice-Presidência.
A 1ª Secretaria ficou com Carlos Veras (PT-PE), enquanto a 2ª Secretaria será ocupada por Lula da Fonte (PP-PE). Delegada Katarina (PSD-SE) assumirá a 3ª Secretaria, e Sergio Souza (MDB-PR) foi eleito para a 4ª Secretaria.
Os suplentes eleitos foram Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
A nova Mesa Diretora será responsável por conduzir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara pelos próximos dois anos.