Vale anuncia programa de valorização das ações através de recompra. A ação foi aprovada pelo Conselho de Administração da companhia, proposto pelo Comitê Executivo da companhia.
Desta forma, serão recompradas 270.milhões de ações ordinárias e seus respectivos ADRs. O que representa até 5,3% do número total de ações em circulação, com base na composição acionária de 28 de fevereiro de 2021. O programa será executado em um período de até 12 meses. Este tipo de estratégia empresarial tem o nome em inglês como Buyback.
O que é e para que serve o Buyback
O programa de recompra de ações também conhecido como buyback , é o programas onde a empresa recompras suas próprias ações. E desta forma reduz o número de papéis em circulação no mercado secundário.
Contudo, o processo de compra ocorre da mesma forma que para qualquer outro investidor. A empresa envia suas ordens para a bolsa de valores e então são executadas.
Vale finaliza venda da Nova Caledônia superior a 1 bilhão de dólares
Entretanto, o programa de buyback pode ocorrer por diversas razões. Pode ser poque a empresa imagina que o preço do papel esta muito abaixo do valor real. E então com uma menor oferta os papéis serão valorizados. Outra razão é a distribuição de rentabilidade aos acionistas. E por último, impedir que um determinado player do mercado seja controlador da companhia.
O objetivo da Vale
A Vale em nota informou que a recompra demonstra a confiança da gestão da companhia no potencial da Vale de criar e distribuir valor de forma consistente. Regidos pela disciplina na alocação de capital, a Vale acredita que a recompra de ações é um dos melhores investimentos disponíveis para a companhia.
E ainda, a Vale esclarece que a recompra não compete com o objetivo de consistentemente distribuir dividendos acima do mínimo estabelecido pela política de dividendos da companhia.