Patrocinado

Enquanto Lula viaja e faz campanha eleitoral antecipada, o Brasil agoniza por ações não tomadas. A possibilidade de o Brasil perder parte dos R$ 180 bilhões até o final da década, já anunciados pelo conjunto de 26 fabricantes associados à Anfavea, é real. Foi a dura afirmação de Márcio Leite, que encerrará seu mandato à frente da entidade no final deste mês. Lula e os presidentes dos demais poderes irão agora viajar juntos e paralisar seus trabalhos para participar do funeral do Papa.

MAIS: Presidente da Suprema Corte debate pelas redes com imprensa e nega a própria afirmação sobre bolsonarismo são apenas dois dos vários erros apontados por jurista e cometidos pelo ministro Luis Roberto

Engana-se quem pensa em colocar a culpa exclusivamente na reviravolta que os EUA decidiram em sua política de comércio exterior que afetará dura e amplamente o comércio mundial, todavia ainda passível de complicadas negociações. O País, aliás, é um dos menos taxados.

LEIA: Navio da chinesa BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros chineses para concorrer no mercado brasileiro

O executivo focou em dificuldades internas do Brasil que se arrastam sem solução:

atraso de um ano na regulamentação do programa de incentivos Mover do atual Governo Federal;

manutenção até 2026 do cronograma de subsídio à importação de veículos elétricos e híbridos (grande maioria dos países já os cortou por inanição financeira),

SAIBA: Manobras fiscais do governo Lula direcionam o Brasil para colapso economico afirma TCU

além da insistência deste e historicamente de outros governos em manter automóveis sob taxação extra como produto nocivo à saúde e ao meio ambiente.

Leite não falou, mas se sabe que esta “perseguição” existe há décadas, somente por arrecadar muito com pouco esforço. Governos adoram isso…

SAIBA: Jornalista da Band afirma que “ministro do STF acha que traficante e blogueiro são a mesma coisa”

Há novo pleito de marcas chinesas, não citadas por Leite, que fabricantes já instalados discordam: reduzir imposto de importação para veículos desmontados (CKD, em inglês) ou semidesmontados (SKD). Obviamente, “superchineses” descobriram que o mal falado “custo Brasil” é bem maior do que supunham e vão muito além de ônus trabalhistas. Imagine então, em um carro completo (CBU).

Cinco dias antes, Arcélio Santos Jr., presidente da Fenabrave, afirmara: “Tem espaço para todos, desde que com isonomia.”

LEIA: Brasil sob Lula é o último em Ranking de Competitividade Industrial, com economia e educação em baixa

Balanço do primeiro trimestre de 2025 manteve-se positivo, sobre igual período de 2024. Vendas, 7,2% (média diária, 7,5%); produção, 8,3%; exportações, 40,6% (graças à Argentina); importações, 25,1%. Das 37,2 unidades vendidas a mais em relação aos primeiros três meses de 2024, 22,6 mil vieram de fora do país, sobretudo Argentina e China.

MAIS: Rejeição dos brasileiros a Lula tem nova alta e supera

Lula e Janja vão levar comitiva para funeral do Papa enquanto Brasil espera…

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Palácio do Planalto começou a preparar a viagem para o Vaticano, onde ocorrerá o funeral do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) com consequências para o coração. Lula se considera amigo do pontífice, manteve com ele uma relação afetiva segundo fontes próximas ao presidente. Os dois já se encontraram em diversas ocasiões, inclusive antes de Lula voltar à Presidência da República, em 2023.

SAIBA: Ranking sobre corrupção destaca Brasil com o pior resultado da história

Os detalhes como data e horários ainda estão sendo fechados. Tudo depende do roteiro que o Vaticano seguirá para o funeral do pontífice. Também deverão ser feitos convites a autoridades brasileiras que gostariam de ir ao funeral.

Já se sabe que os presidentes da Câmara dos Deputados Hugo Motta, e do Senado Davi Alcolumbre, deixarão os trabalhos no Congresso para acompanhar Lula em sua viagem, além do presidente da Suprema Corte, Luís Alberto Barroso, que também abandonará seu posto de trabalho para viajar com Lula.

AINDA: Governo Lula cria ‘RG animal’ e cresce preocupação com cobrança de…

Vale lembrar que em 2005 Lula estava em seu primeiro mandato e convidou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney para acompanhá-lo na viagem rumo ao funeral do papa João Paulo II. Em Roma, a comitiva que incluía os ex-mandatários, se encontrou com Itamar Franco, outro ex-presidente, que servia como embaixador na Itália. Na época, o único ex-presidente não convidado foi Fernando Collor.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada