O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve comparecer às celebrações do Dia do Trabalhador, em 1º de maio de 2025, informou o blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
VEJA: Vorcaro do Master e Esteves do BTG Pactual negociam com figuras…
A ausência vai se dar tanto no evento promovido por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo, quanto na comemoração organizada pela Força Sindical na capital paulista. Os eventos de Lula não tem participação popular forte ao contrario dos de Bolsonaro, que ainda arrastam multidões.
Razões para Lula não participar das comemorações do Dia do Trabalho em 2025
Divisão entre as centrais sindicais
- Em 2025, as centrais sindicais não organizaram um ato unificado para o Dia do Trabalho. Enquanto Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública promovem um evento na Zona Norte de São Paulo, a CUT participa apenas como convidada, e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza um ato separado em São Bernardo do Campo, berço político de Lula.
Experiência negativa em 2024
- O evento de 2024, realizado em Itaquera (São Paulo), foi marcado pelo baixo público, o que gerou frustração e desgaste político para Lula. Na ocasião, o presidente criticou a organização e a pouca mobilização, classificando o ato como “mal convocado”. Esse episódio contribuiu para a decisão de evitar novos constrangimentos com eventos esvaziados.
AINDA: Rejeição dos brasileiros a Lula tem nova alta e supera 57%,…
Evitar constrangimentos e desgaste político
- Aliados de Lula reconhecem que sua ausência pode evitar constrangimentos, como a repetição de um ato com baixa adesão ou situações embaraçosas, como ocorreu em 2024, quando o presidente e aliados foram multados por propaganda eleitoral antecipada durante o evento.
LEIA: Lula não cumpre promessa de redução da fila do INSS em 2023, fila aumenta em meio milhão
Agenda institucional alternativa
Em resumo, a ausência de Lula nas comemorações do Dia do Trabalho em 2025 se deve a eventos esvaziados, o desejo de evitar novos desgastes e constrangimentos, e a opção por uma abordagem institucional e midiática para dialogar com os trabalhadores, tentando recuperar uma popularidade que é impossível diante da situação atual do Brasil e do “luxo que Lula vive e proporciona para seus aliados as custas dos impostos”.
MAIS: Parlamentares cobram transparência dos gastos do “bonde de Lula” em Roma, para funeral do Papa
1º de Maio completa 100 anos como feriado
Neste ano, celebra-se o centenário da instituição oficial do feriado do Dia do Trabalhador.
A data, comemorada em vários países do mundo, tem origem em movimentos operários do século XIX, além de ser tradicionalmente marcada por manifestações em defesa de direitos trabalhistas.