As ações da Alphabet (GOOGL), dona do Google, e da Apple (AAPL) registram fortes perdas nesta quarta-feira (7). Enquanto os papéis da fabricante do iPhone caíam 1,74%, as ações do buscador mais popular do mundo recuavam 7,89% por volta das 14h50.
LEIA: China usa “lavagem de origem” para driblar tarifas americanas em detrimento de negociação com Trump
A queda se iniciou após Eddy Cue, diretor de serviços (CSO) da Apple, afirmar que acredita que os mecanismos de busca com inteligência artificial (IA) substituirão softwares de busca padrão, como o Google e o Safari, navegador desenvolvido pela empresa.
De acordo com documentos obtidos pela Bloomberg, Cue teria feito as afirmações durante sua fala no tribunal federal de Washington como parte do processo do Departamento de Justiça (DoJ) contra a Alphabet.
AINDA: Lideres de organizações envolvidas no “roubo do INSS” fazem parte do…
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
VEJA: Vorcaro do Master e Esteves do BTG Pactual negociam com figuras…
No entanto, o executivo disse que espera adicionar serviços de inteligência artificial da OpenAI, Perplexity e Anthropic como opções de busca no Safari no futuro.
Apple e Google no banco dos réus
No ano passado, um juiz da Corte Distrital dos EUA decidiu que o Google havia dominado ilegalmente os mercados de tecnologia de publicidade, e agora o juiz está procurando determinar quais penalidades ou ações devem ser tomadas contra a empresa de busca.
Um dos focos do caso é a prática do Google de pagar provedores de plataforma, como a Apple, para se tornar o mecanismo de busca padrão em seus celulares.
O processo — e quaisquer soluções potenciais — ameaçam o lucrativo negócio de publicidade do Google.