O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, senador Efraim Filho (União-PB), disse em entrevista à CNN que, em meio ao debate fiscal atual, o colegiado acende “sinal de alerta” para possíveis tentativas do governo Lula de elevar gastos em 2026, ano eleitoral. “Esta preocupação se antecipa à medida que as pesquisas mostram queda na avaliação do governo federal e este mesmo governo apresenta resistência em cortar gastos para ajustar as contas.
VEJA: Brasil liberar importados da China obriga Michelin a fechar fábrica no país
Sabemos que o Orçamento é peça central neste jogo, e estamos com o sinal de alerta ligado”, disse. O senador assegura que a ideia é manter a programação de perseguição às metas fiscais: para o ano que vem, o governo precisa atingir um superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). “Precisamos sinalizar responsabilidade para que os agentes tenham confiança”, argumentou.
VEJA: “STF cria insegurança jurídica com visão autoritária e distorce a democracia afirma…..
Um dos temores do senador é de que haja tentativas de “inflar” receitas a fim de abrir espaço extra para gastar no ano eleitoral. A medida provisória (MP) do governo para compensar um recuo na elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) focou medidas para aumento de arrecadação.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
A preocupação do parlamentar se concentra na possibilidade de aumento de gastos com “programas novos” do governo, como o Pé-de-Meia e Vale-Gás. “O Bolsa Família, por exemplo, já está consolidado, e os olhares podem se voltar às novas medidas”, completou o presidente da CMO.
A: Janja vai ao ginecologista em São Paulo com avião da Força Aérea Brasileira
Em suas comunicações oficiais, o governo nega a possibilidade de alterar a meta fiscal em 2026, e manteve a expectativa de superávit em seu projeto de lei de diretrizes orçamentárias (PLDO). O governo já fez diversas negativas sobre outros temas e voltou atrás, entre eles o de não alterar o IOF, o que fez meses após comunicado de que não o faria.