Patrocinado

O Banco Central afirmou nesta quarta-feira (2) que a C&M Software comunicou um ataque hacker à sua infraestrutura tecnológica.

A empresa é uma prestadora de serviços bancários (bank as a service, ou BaaS) de tecnologia para instituições provedoras de contas internacionais e que não possuem meios de conexão próprios.

VEJA: Ministra do STF durante sua função como funcionária pública, afirma que “precisam impedir 213 milhões de pequenos tiranos (brasileiros) de serem soberanos

Segundo a nota, o BC determinou o desligamento da C&M Software do acesso das instituições às infraestruturas operadas pela empresa. Segundo matéria do Valor Econômico, os hackers teriam conseguido desviar milhões de reais por meio dos acessos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que integra as instituições ao Banco Central, incluindo liquidações do Pix. Algumas publicações dão conta de um desvio de até R$ 1 bilhão.

LEIA: Governo Lula gasta R$ 54 milhões do dinheiro de

Uma das empresas afetadas, a BMP, emitiu um comunicado informando o incidente de segurança.

“O incidente de cibersegurança comprometeu a infraestrutura da C&M e permitiu acesso indevido a contas reserva de seis instituições financeiras, entre elas a BMP”, diz a nota.

SAIBA: Escritório de filho de Ministro do STF consegue na justiça proibição de lançamento de documentário sobre a XP investimentos produzido por Daniel Penin

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Novonor quer que Toffoli do STF exija ao Peru devolução imediata de provas da Lava Jato que já condenaram corruptos e podem liberar ativos…

Entretanto, as chamadas “contas reserva” são mantidas diretamente no Banco Central e utilizadas exclusivamente para liquidação interbancária — sem qualquer relação com as contas de clientes finais ou com os saldos mantidos dentro da BMP.

VEJA: Janja vai ao ginecologista em São Paulo com avião da Força Aérea Brasileira

Hackers da C&M teriam convertido parte do dinheiro roubado em criptomoedas, diza a publicação
“Reforçamos que nenhum cliente da BMP foi impactado ou teve seus recursos acessados”.

No caso da BMP, o ataque hacker envolveu exclusivamente recursos depositados nas contas reserva no Banco Central. A instituição afirmou que já adotou todas as medidas operacionais e legais cabíveis e “conta com colaterais suficientes para cobrir integralmente o valor impactado, sem prejuízo à sua operação ou a seus parceiros comerciais”, destacou.

LEIA: Imposto de importação de carros híbridos e elétricos fica mais caro neste….

O valor do roubo não foi divulgado, bem como todas as instituições afetadas pelo ataque ao sistema da C&M. Entretanto, informações não oficiais dão conta que se trata do maior ataque ao sistema financeiro nacional da história

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada