Patrocinado

Entre os 22 países que foram alvo das últimas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), o Brasil foi o que recebeu a maior alíquota: 50% de taxa sobre as importações.

SAIBA: Constitucionalistas alertam para “aberração jurídica de Moraes”,

Trump anunciou as novas medidas por meio de cartas destinadas aos líderes de cada um dos países. Os documentos foram divulgados em seu perfil na plataforma digital Truth Social. A 1ª leva foi enviada na quinta- feira 7, a 14 países. A 2ª leva, divulgada na quarta-feira 9, atingiu outras 8 nações, entre elas o Brasil.

O fato ocorre após o Brasil sediar o Brics Brasil no Rio de Janeiro, com encontro de lideranças de países autoritários. Além de Lula ser uma das vozes que mais criticou Trump, e defedeu a criação de uma moeda BRICS para tentar se sobepor ao dólar.

Na prática, isso encarece os produtos desses países atingidos no mercado norte-americano.

MAIS: Defesa de ex-assessor de Bolsonaro aponta responsável por fraude em registros nos EUA

De acordo com o governo norte-americano, a medida entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Ex-presidente mais premiado do BC afirma que IOF não é imposto para punir ricos, encarece o processo produtivo e afeta todo o país

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

VEJA: Lula infla números e inventa entregas que não fez, mas as

MEDIDA DE TRUMP

Na carta destinada a Lula, Trump justificou o aumento da tarifa para 50% pelo tratamento que o governo brasileiro deu ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), a quem disse respeitar “profundamente”.

MAIS: Na metade do ano e governo Lula entrega estouro da

O republicano afirmou também que o Brasil mantém uma relação comercial “injusta” com os EUA e acusou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de impor barreiras tarifárias e não tarifárias que prejudicam as exportações norte-americanas. Segundo ele, as tarifas atuais são “muito inferiores” ao que seria necessário para equilibrar as condições comerciais entre os países. Trump afirmou que as empresas brasileiras são bem vindas para transferir parte de suas operações para os EUA e se livrarem de tarifas.

MAIS: Nikolas Ferreira tem recorde de vizualização em vídeo que desmonta a narrativa….

A tarifa é adicional a outras já existentes e foi determinada de forma unilateral pelo governo dos EUA. Trump também determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.

MAIS: Brics Brasil esvaziado custou caro ao Brasil e os brasileiros pagarão a conta por muito tempo

Veja países notificados e tarifas de Trump, anunciadas em 9 de julho: Argélia – 30%; Brasil – 50%; Brunei – 25%; Filipinas – 20%; Iraque – 30%; Líbia – 30%; Moldávia – 25%; Sri Lanka – 30%.

África do Sul – 30%; Bangladesh – 35%; Bósnia e Herzegovina – 30%; Camboja – 36%; Cazaquistão – 25%; Coreia do Sul – 25%; Indonésia – 32%; Japão – 25%; Laos – 40%; Malásia – 25%; Mianmar – 40%; Sérvia – 35%; Tailândia – 36%; Tunísia – 25%.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada