Patrocinado
Início Financiamentos Presidente do Banco do Brasil ameaça processar advogados de produtores rurais que...

Presidente do Banco do Brasil ameaça processar advogados de produtores rurais que tem empréstimo na instituição, se pedirem recuperação judicial

Presidente do BB anunciada por Lula "nunca
Tarciana Medeios - indicada para o Banco do Brasil Imagem: Redes sociais
Patrocinado

Milagrosamente a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reagiu a pelo menos uma de uma série de irregularidades que vem acometendo o Brasil nos últimos anos. A Ordem afirmou dia 18, que notificará a presidente do BB (Banco do Brasil), Tarciana Medeiros, e avalia processá-la por ter dito que o banco pode acionar judicialmente advogados que orientam produtores rurais a entrar com pedido de recuperação judicial. A decisão foi tomada após declaração da executiva em entrevista coletiva, na sexta-feira 15.

LEIA: Programa Mais Médicos que “financia o regime comunista e explora cubanos”, tem brasileiros sancionados pelos EUA

Patrocinado

Na ocasião, Medeiros disse que o departamento jurídico do banco está analisando os escritórios que, segundo ela, vêm orientando de forma ostensiva contra o BB, e que avalia a possibilidade de acioná-los judicialmente. A fala gerou reação do Conselho Federal da OAB, que considera a medida uma tentativa de criminalização do exercício da advocacia.

VEJA: “Mercado financeiro fez vista grossa, mas agora terá que admitir a crise institucional no Brasil e trabalhar para resolvê-la, ou falir”, afirma deputado sobre…

A entidade disse que enviará uma notificação extrajudicial pedindo esclarecimentos à presidente do banco Banco do Brasil (BBAS3). “É inaceitável que, em pleno 2025, uma integrante do primeiro escalão do governo, líder de um dos maiores bancos do país, tente criminalizar o exercício legítimo da advocacia”, afirmou a OAB.

LEIA: Após receber ajuda do governo Lula ao não negociar tarifas com os EUA. Raízen de aliado de Lula agora deve receber investimento da Petrobras da gestão Lula, devido…

A ordem informou ainda que, se confirmada a intenção de judicializar a atuação de advogados, usará “todos os recursos disponíveis” para defender a categoria e poderá acionar a Justiça contra Medeiros. A declaração de Medeiros foi feita em meio à divulgação dos resultados do 2º trimestre de 2025. No período, o banco registrou queda de 60% no lucro líquido ajustado, impactado principalmente pelo aumento nas provisões para perdas de crédito.

SAIBA: Medida provisória do governo Lula para mitigar o tarifaço dos EUA é uma bomba relógio. Governo não divulga os custos e riscos fiscais escondidos

Como ter sua cédula Uruguaia

As provisões somaram R$ 15,9 bilhões, alta de 104% em relação a 2024. Desse total, R$ 7,9 bilhões correspondem a perdas esperadas no agronegócio, setor que representa 33,8% da carteira de crédito expandida do banco. Segundo a presidente, muitos desses produtores ingressaram diretamente com pedidos de recuperação judicial, sem procurar o banco para renegociação.

LEIA: Governo Biden e CIA interferiram no processo eleitoral do Brasil em 2022 a pedido de Barroso e…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google Newr

SAIBA: Diretor do BTG Pactual nos EUA e filho do presidente Do STF deixar cargo nos Estados Unidos com medo das sanções Trump…

A CEO afirmou que houve orientação inadequada por parte de consultorias e escritórios de advocacia. “Conhecemos uma parte desses clientes e sabemos que eles não procuraram o banco para fazer essa renegociação. Nesse espaço jurídico, houve uma tentativa de abuso”, afirmou Medeiros. Procurado, o BB disse em nota que já procurou a entidade para tratar sobre o tema.

MAIS: O Globo chama Moraes de Malandro que ignora os limites constitucionais….

Afirmou que a instituição “respeita e enaltece” o exercício da advocacia. E que, na verdade, o que combate é a prática inadequada de alguns profissionais “que vai de encontro inclusive aos preceitos éticos da OAB, sobrecarregando o sistema judiciário brasileiro e prejudicando a vida de produtores rurais”.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado