Patrocinado
Início Financiamentos Van Hattem, expõe esquema bilionário e ligação entre envolvido no “roubo do...

Van Hattem, expõe esquema bilionário e ligação entre envolvido no “roubo do INSS” e José Dirceu

Patrocinado

A temperatura subiu na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o “Roubo dos Aposentados do INSS” nesta quinta-feira (18) quando o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) desmascarou o advogado Nelson Wilians, apontado em investigações da Polícia Federal (PF) como um dos envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro que teria desviado recursos do INSS.

AINDA: Michel Temer vira negociador na venda do Banco Master, após negativa do Banco Central. Mulher de Moraes é advogada do Banco

Patrocinado

Van Hattem denunciou contradições no depoimento de Wilians, que se recusou a prestar compromisso com a verdade.

“O senhor mentiu ao dizer que a polícia é federal, e por isso não tem problema mentir aqui, porque o senhor não está com o compromisso da verdade. Inclusive, mente quando diz que não tem nada a ver com os objetos de investigação da CPMI”, disparou o parlamentar.

O momento mais tenso da audiência veio quando o nome do ex-ministro José Dirceu, figura central nos escândalos do PT, foi citado.

Segundo Van Hattem, ao ser questionado sobre possíveis contratos milionários e influência de Dirceu, Nelson Wilians mudou completamente sua postura.

“Quando o relator mencionou o nome do José Dirceu, o senhor passou a ter uma expressão corporal de quem está na defensiva, cruzando os braços e se negando a responder”, apontou o deputado. “Qual é a sua relação com José Dirceu? O que ele tem a ver com sua trajetória e seu enriquecimento?”, questionou, sem obter uma resposta objetiva.

AINDA: Hugo Motta e Centrão usam PL da Anistia para colocar opinião pública contra políticos de direita e Bolsonaro. Objetivo é garantir o voto conservador…

Carros de Luxo, Empresas e Lavagem de Dinheiro

Outro ponto abordado pelo deputado foi a revelação de um elo direto entre Nelson Wilians e o empresário Fernando Cavalcante, investigado pela PF.

Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o escritório do advogado movimentou cerca de R$ 4,3 bilhões em operações suspeitas, entre 2019 e 2024.

Segundo Van Hattem, Cavalcante é dono de empresas que lavaram dinheiro por meio da compra de carros de luxo, entre eles uma Ferrari F8 Spyder e dois Mercedes de altíssimo valor, veículos encontrados em um shopping de Brasília.

LEIA: INSS livra sindicato de irmão de Lula de devolver dinheiro e prestar contas pelo roubo dos aposentados e pensionistas

Fernando Cavalcante tem 20% de participação no NW Group, o grupo do senhor Nelson Wilians. Isso está nos documentos da Polícia Federal”, afirmou Van Hattem. “O senhor quer dizer que não conhece seu sócio com 20% de participação no seu próprio grupo?”, insistiu, diante do silêncio evasivo do advogado.

MAIS: Governo Lula usa poder do Estado e tenta salvar JBS dos irmãos Batista, de inclusão em “lista suja” por trabalho escravo

De acordo com a investigação em curso, o esquema envolvia escritórios de advocacia que recebiam valores milionários em contratos com entidades públicas, para então lavar o dinheiro por meio de empresas de fachada, compra de imóveis e veículos de luxo.

Como ter sua cédula Uruguaia

MAIS: EUA desaconselham investimento no Brasil citando “juízes fora de controle” em fórum do Lide

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Falta de diplomacia do governo Lula sobre tarifas de exportação americana, obriga indústria nacional de madeira a demitir 4 mil pessoas e colocar 5,5…

O nome de Nelson Wilians aparece em relatórios da PF como parte dessa engrenagem. Van Hattem não poupou palavras ao afirmar que o “crescimento exponencial” do advogado teria ligação direta com atividades ilícitas.

“Fernando Cavalcante, que lavou dinheiro, segundo a PF, comprando carros de luxo com dinheiro dos aposentados, é sócio de Nelson Wilians”, cravou o deputado. “Está tudo nos relatórios.”

Durante toda a audiência, Wilians se esquivou de perguntas-chave.

“O senhor não tem respeito por essa comissão. Está debochando da investigação”, acusou Van Hattem.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado