Patrocinado

Embora as palavras de Petro na ONU, não tenham eco algum internacionalmente, o comportamento do presidente da Colômbia em solo americano demonstra sua total falta de diplomacia e respeito pela nação que gentilmente o recebeu. Petro é conhecido por discursos que não são dignos de um presidente, um dos últimos ao lado de Lula, foi pela legalização da cocaína no mundo.

SAIBA: Argentina com Milei tem nova redução de pessoas na pobreza agora em 31,6%…

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 26, que vão revogar o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, após ele participar de manifestações pró-Palestina em Nova York. O Departamento de Estado classificou suas declarações como “impudentes e incendiárias”.

“Mais cedo hoje, o presidente colombiano Gustavo Petro se posicionou em uma rua de Nova York e instou soldados americanos a desobedecerem ordens e incitarem a violência. Revogaremos o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”, publicou o órgão em seu perfil no X (antigo Twitter).

AINDA: Site do escritório de advocacia da mulher de Moraes, ambos sancionados pela Lei Magnitsky, é retirado do ar por empresa americana

Durante o ato, que contou com a presença do cantor britânico Roger Waters, Petro pediu a militares norte-americanos que “não apontem suas armas para as pessoas. Desobedeçam as ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade”.

AINDA: Governo Lula tem usado o piso da meta fiscal e não o centro como determina a regra, alerta TCU que aponta irregularidade

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Falta de diplomacia do governo Lula sobre tarifas de exportação americana, obriga indústria nacional de madeira a demitir 4 mil pessoas e colocar 5,5…


Ele também afirmou: “Temos que responder nas ruas, com palavras e também com armas. É preciso formar um exército mais poderoso do que os Estados Unidos e Israel juntos”.

AINDA: Guarda Costeira dos Estados Unidos realiza a maior apreensão de drogas de sua história próximo ao México e Venezuela

Em sua conta no X, na manhã deste sábado, Petro afirmou já estar em Bogotá e confirmou a cassação do documento, dizendo que que a ação “viola todas as regras de imunidade nas quais as Nações Unidas e sua Assembleia Geral se baseiam”. Ele ainda acusou o governo americano de não cumprir o direito internacional e afirmou que “a sede das Nações Unidas não pode permanecer em Nova York”.

Como ter sua cédula Uruguaia

VEJA: Lula recusa encontro imediato com Trump para negociar tarifas de exportação…

Petro fez críticas abertas a Trump em discurso na ONU
Na última terça-feira, 24, em discurso na Assembleia-Geral da ONU, o presidente colombiano acusou Donald Trump de ser “cúmplice de genocídio” em Gaza e defendeu a abertura de processos contra o presidente americano por dar “ordem” para atacar supostos barcos de tráfico de drogas no Caribe. Petro contudo, não mencionou que os EUA nestas operações já apreendeu volume histórico de drogas principalmente cocaína, que Petro tanto defende.

MAIS: Após ser sancionado com perda de visto, mais um juiz deixa gabinete de Moraes

Há cerca de um mês, Washington enviou oito navios de guerra e um submarino para a região, em operações contra o narcotráfico. Segundo o governo norte-americano, três embarcações provenientes da Venezuela foram destruídas, resultando em 14 mortes.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada