A Norsk Renewables, geradora internacional de energia renovável, anunciou a abertura de um processo estruturado para alienar seu portfólio de usinas solares de geração distribuída (GD1) no Brasil. O pacote inclui nove empreendimentos localizados em Minas Gerais, em cidades como Uberlândia, São Gotardo e Piumhi, com capacidade total de 27,7 megawatts-pico (MWp).
SAIBA: Lula destina bilhões do dinheiro público para promoção própria próximo a eleição
Segundo comunicado da Clean Energy Latin America (Cela), responsável pela assessoria da transação, a venda é considerada “seletiva”, com o objetivo de reforçar o foco estratégico da Norsk Renewables em projetos de descarbonização e otimização de capital.
Estrutura dos ativos
- Oito usinas já estão em operação, enquanto uma deve iniciar atividades nos próximos meses.
- Os empreendimentos contam com contratos de longo prazo firmados com a Órigo Energia, uma das principais plataformas de geração compartilhada do país
- A estrutura de financiamento está estimada em R$ 80 milhões, segundo informações de mercado.
- Por se enquadrarem no modelo GD1, os ativos oferecem isenções tarifárias até 2045, mas mesmo assim ela quer vender.
LEIA: Prisão preventiva de Jair Bolsonaro: vigília não é crime e a pulseira da tornozeleira estava intacta
Contexto estratégico
Os ativos são controlados pela Nordic Impact Cooperation (NIC), plataforma formada pela Norsk Renewables em parceria com a Norfund (fundo de investimento da Noruega para países em desenvolvimento) e a Finnfund (investidora de impacto da Finlândia) .
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News. Nosso canal no Whatsapp
Impacto no mercado
Embora o valor da negociação não tenha sido divulgado, especialistas apontam que o pacote de usinas representa uma oportunidade estratégica para players que desejam ampliar presença no mercado brasileiro de energia limpa, mas não explicam porque a Norueguesa está abrindo mão disto.
VEJA: Delegada e mulher de Ramagem afirma que perseguição política desumana e…
A venda das usinas solares da Norsk Renewables em Minas Gerais marca um movimento estratégico de reposicionamento global da companhia, ao mesmo tempo em desiste de atuar no mercado brasileiro.




















