Patrocinado
Início Direitos CPMI do INSS: suspeitas de ligação entre Banco Master, roubo bilionário a...

CPMI do INSS: suspeitas de ligação entre Banco Master, roubo bilionário a aposentados e Lulinha

Patrocinado

Parlamentares da CPMI do INSS levantaram suspeitas de que o Banco Master, de Daniel Vorcaro, esteja ligado ao roubo de até 9 milhões de aposentados e pensionistas, por meio de descontos associativos não autorizados. A denúncia pode se tornar um dos maiores escândalos financeiros da história recente do Brasil.

MAIS: Inadimplência e preços em alta em 2025 mercado de locação de imóvel precisa se reinventar para sobreviver

Patrocinado

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui. 

VEJA: FMI e Banco Mundial fazem alerta sobre credibilidade do sistema financeiro, após a interferência do STF na liquidação do Banco Master

Novos personagens no radar

A novidade deve provocar debates sobre a convocação de novos nomes para depor. Entre eles, Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, filho do presidente Lula (PT), que teria realizado “prospecção de negócios” em Portugal ao lado de empresários envolvidos na compra do Banco Master junto a investidores dos Emirados Árabes Unidos.

AINDA: Dívida pública brasileira já atinge 79% de tudo que Brasil arrecada. Alerta para um país que arrecada como rico mais entrega retorno para população…

Mercado bilionário dos consignados

O Banco Master ganhou destaque na CPMI devido à sua forte participação no mercado bilionário de empréstimos consignados, setor que movimenta cifras gigantescas e afeta diretamente milhões de aposentados e pensionistas.

LEIA: Filho de Lula recebia “mesada” do Careca do “roubo dos aposentados do INSS”, afirma testemunha

Obstáculos à investigação

Apesar da aprovação da quebra de sigilos de Vorcaro e do Banco Master, o ministro Dias Toffoli, de forma irregular proibiu o acesso da CPMI aos documentos, o que gerou críticas entre parlamentares e especialistas e levantou suspeitas de blindagem.

VEJA: Moraes nega novamente prisão domiciliar a Bolsonaro após cirurgia. Enquanto pivô da maior fraude no sistema financeiro brasileiro segue em prisão domiciliar

O maior roubo da história?

Segundo o relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), o esquema de consignados não autorizados pode ter causado prejuízos de até R$ 90 bilhões, configurando o maior roubo já registrado contra aposentados e pensionistas no país.

AINDA: Escândalo: Senadora e relatora da CPI das Bets Soraya Thronicke é flagrada nos EUA em compras com lobista investigado

Digitais ilustres

Para políticos desconfiados, não seria surpresa se digitais do Palácio do Planalto aparecessem no caso do Banco Master, ampliando ainda mais a gravidade das suspeitas e o alcance das investigações.

LEIA: “Passar pano para a dupla Moraes e Toffoli no caso do Banco Master é ridículo”, afirma senador

O escândalo do Banco Master, agora conectado às investigações da CPMI do INSS, expõe um possível roubo bilionário contra aposentados e abre espaço para a convocação de novos personagens políticos e empresariais. Com suspeitas que chegam até o entorno do Palácio do Planalto, o caso promete ser um dos mais explosivos da história recente, colocando em xeque a transparência do mercado de consignados e a imparcialidade das instituições.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado