O encontro fora da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto em 4 de dezembro de 2024 foi precedido por um evento importante. Antes, o petista havia participado em 26 de abril do mesmo ano da inauguração da fábrica de insulina da empresa Biomm, localizada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
SAIBA: A fraude do Banco Master, Guido Mantega e Lula: Entenda a conexão
Em abril de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da fábrica de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG). O empreendimento trouxe à tona a rede de relações entre governo Lula, empresários e acionistas da companhia.
LEIA: Brasil tem maior déficit nas contas externas dos últimos 11 anos
Principais pontos do evento
LEIA: Ministro da Justiça de Lula tinha contrato com Banco Master que rendeu quase R$ 7 milhões
- Acionistas presentes: Walfrido dos Mares Guia advogado do Banco Master e amigo de Dias Toffoli (5,53%) e Lucas Kallas (8%), ambos com histórico de proximidade com Lula.
- Banco Master: maior acionista da Biomm, com 25,86% via Fundo Cartago. Curiosamente, Daniel Vorcaro, fundador do banco, não compareceu à cerimônia.
- O fato é que tanto Vorcaro como Kallas agora compartilham do mesmo relator de inquéritos no Supremo Tribunal Federal: o ministro Dias Toffoli. O magistrado é relator do caso do Banco Master (por causa da operação Compliance Zero) e do inquérito da operação Rejeito (na qual Kallas é citado marginalmente).
VEJA: Moraes e dono do Banco Master apreciavam charutos e vinhos caros em sala secreta
Relações políticas e empresariais
- Lula já fez elogios públicos a Lucas Kallas, destacando sua visão de investimento em mineração e infraestrutura.
- Kallas, porém, é figura controversa: foi citado em operações da Polícia Federal como Parcours e Rejeito, relacionadas a irregularidades ambientais e corrupção.
- Vorcaro, por sua vez, esteve em encontro reservado com Lula no Palácio do Planalto em dezembro de 2024, discutindo o futuro do Banco Master e sua possível venda ao BTG que na época afirmou que pagaria R$ 1.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui.
Contexto judicial
- Tanto Vorcaro quanto Kallas têm seus nomes vinculados a inquéritos sob relatoria do ministro Dias Toffoli no STF.
- As investigações envolvem desde problemas de liquidez do Banco Master até suspeitas de crimes ambientais e lavagem de dinheiro.








