É filiado ao partido de esquerda Psol o piloto de avião Mauro Caputti Mattosinho, citado em reportagens como quem reconheceu na TV o empresário Mohamad Hussein Mourad, o “Primo”, como integrante de esquema de adulteração de combustíveis e fraudes fiscais que abastece a facção criminosa PCC.
O piloto aponta Mourad como um dos clientes mais frequentes da empresa de táxi aéreo para a qual a trabalhava, assim como Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”, ambos apontados pela Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, como líderes do esquema criminoso que financia o PCC. Segundo a denúncia de Mattosinho, o esquema também incluiria a compra oculta de aeronaves operadas pela Táxi Aéreo Piracicaba (TAP), na qual políticos proeminentes estariam envolvidos.
VEJA: Moraes e dono do Banco Master apreciavam charutos e vinhos caros em sala secreta
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui.
Além dos empresários, Mattosinho aponta o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), como figuras políticas que estariam envolvidas no esquema. O político do União seria “dono de quatro aeronaves”.
No mês passado, PP e União anunciaram uma nova federação partidária, a maior do País, e a consequente saída de ambos os partidos da base apoio do governo Lula (PT), retirando 109 deputados federais da conta petista na Câmara, não comprovado ainda se de fato ou apenas narrativa. O Psol, assim como PCdoB, PV, PDT, PSB etc., permanecem na base do PT.
SAIBA: PF e MP investigam fundo ligado a irmão e aliado de Alcolumbre por investimentos no Banco Master
As denúncias de Mattosinho foram feitas ao site ICL Notícias, que revela que o piloto admite ter se filiado ao Psol (Socialismo e Liberdade), partido da extrema-esquerda no Brasil, em janeiro de 2025. Segundo a postagem, “a indignação [após sofrer de câncer] levou [Mottosinho] a procurar a entender mais sobre política e a procurar os jornalistas” do próprio site e diz também “não ter exercido atividade política depois [da sua filiação ao Psol]”.
LEIA: Presidente do MBL reaparece em ano eleitoral e ameaça Flávio Bolsonaro: “Tem que morrer”
O influenciador e youtuber Felipe Neto é sócio do ICL (Instituto Conhecimento Liberta). A empresa é um projeto do empresário e ex-banqueiro do BTG Pactual Eduardo Moreira, e tem um site de notícias diárias, o ICL Notícias. A plataforma é descrita como um “canal de comunicação humanista e progressista” pelo fundador.



