Queda da produção industrial surpreende mercado e acende alerta na economia brasileira

Publicidade

A produção industrial brasileira sofreu uma queda significativa de 1,2% em dezembro de 2025 na comparação com novembro, segundo dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Esse resultado veio muito pior do que as expectativas do mercado, que projetavam uma retração de cerca de 0,7%.

LEIA: Mesmo com forte injeção de dinheiro para melhorar imagem, a percepção de aumento da corrupção sob Lula sobe 10 pontos em 2 anos

Por que essa queda preocupa a economia?

Esse recuo representou a maior deterioração mensal desde julho de 2024, demonstrando que o cenário industrial brasileiro perdeu fôlego ao final de 2025. A consequência é um sinal de alerta sobre a performance do setor manufatureiro, que responde por parcelas importantes do emprego e da cadeia produtiva do país.

SAIBA: PF e MP investigam fundo ligado a irmão e aliado de Alcolumbre por investimentos no Banco Master

O desempenho foi ainda mais expressivo quando se analisa por setores: segmentos como veículos automotores (-8,7%), produtos químicos (-6,2%) e metalurgia (-5,4%) sofreram quedas profundas, enquanto só alguns poucos ramos, como farmacêuticos e derivados de petróleo, conseguiram registrar crescimento.

VEJA: Moraes e dono do Banco Master apreciavam charutos e vinhos caros em sala secreta

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui. 

SAIBA: C6 Bank desaparece com dinheiro dos correntistas e investimentos, além de cancelar contas sem aviso: clientes denunciam abusos e risco financeiro

Comparação com o desempenho anual

Apesar da queda acentuada em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2024 a produção industrial ainda apresentou um avanço de 0,4%, interrompendo duas quedas consecutivas nos indicadores anuais. No acumulado de 2025, o setor encerrou o ano com alta modesta de 0,6%, bem abaixo do crescimento observado em 2024 e inferior às expectativas do mercado.

LEIA: Mesmo com forte injeção de dinheiro para melhorar imagem, a percepção de aumento da corrupção sob Lula sobe 10 pontos em 2 anos

Fatores que explicam a desaceleração

Vários fatores contribuem para esse cenário desafiador:

  • Demanda interna fraca: a desaceleração do consumo e dos investimentos corporativos prejudica a produção de bens duráveis e de capital.
  • Taxa de juros ainda elevada: a política monetária restritiva tem impactado decisões de investimento e financiamento industrial.
  • Estoques elevados: segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), altos níveis de estoque indicam que as empresas não estão conseguindo escoar a produção como esperado.

LEIA: “Minhas tarifas trouxeram a América de volta”, comemora Trump no Wall Street Journal

Além disso, indicadores como o PMI industrial apontam deterioração das condições operacionais, com queda nas encomendas e produção no início de 2026, reforçando a percepção de que o setor ainda enfrenta fraqueza na demanda.

MAIS: Arcabouço fraco aumentou risco do Brasil. Governo tem ‘aversão a controlar gastos’ e coloca dívida bruta a quase 94% do PIB, diz Goldman Sachs

O que isso significa para o Brasil?

Embora o setor industrial tenha registrado uma variação anual positiva, o ritmo de crescimento muito baixo reforça uma tendência de enfraquecimento da indústria brasileira, com implicações para o crescimento econômico geral, emprego e competitividade internacional.

VEJA: PIX agora é rastreado. Entenda a ferramenta que entra em vigor e “segue o caminho do dinheiro” acabando com a privacidade dos brasileiros

Para investidores e gestores, números fracos como esses podem influenciar expectativas sobre a política de juros, a confiança empresarial e a performance de mercados financeiros no curto prazo.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Publicidade
Lucas Lopes Lopes
Lucas Lopes Lopes
Redator, professor de Inglês e maratonista. Quer saber mais de mim? Pergunte que te conto... e-mail: [email protected]
spot_img

Últimas

Publicidade

RELACIONADOS

PUBLICIDADE