Embraer aposta em combustível de aviação sustentável. A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (30) uma parceria com a Pratt & Whitney para colaboração nos estudos de combustível de aviação 100% sustentável (SAF, na sigla em inglês).
E assim, segundo às duas companhias, a iniciativa reflete o compromisso compartilhado da Embraer e da Pratt & Whitney em apoiar as ambiciosas metas ambientais da indústria da aviação, incluindo a de atingir zero emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050.
Índice de Fundos Imobiliários tem melhor desempenho
Entretanto, as equipes técnicas das duas empresas trabalharão em conjunto para definir um plano integrado de testes de solo e voo com uso de 100% de SAF em uma aeronave E195-E2, da Embraer, com motores GTF.
Contudo, o SAF é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e pode reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% quando comparado com o combustível fóssil para aviação. Desta forma, Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, afirmou” temos o compromisso de aprimorar continuamente a eficiência e o desempenho de nossos produtos e, ao ampliar ainda mais sua compatibilidade com o SAF, possibilitaremos que nossos clientes operem da forma mais sustentável possível”.
Dividendos da semana e datas de corte
No entanto, atualmente os padrões da ASTM International permitem que as aeronaves operem com SAF em misturas de até 50% com querosene. A Embraer afirma que a colaboração entre fabricantes aeronáuticos, fornecedores de combustível e reguladores permitirá que novos padrões certifiquem a operação com 100% do combustível.