Selic em linha com expectativa do mercado chega a 10,75%

BC Coloca a Selic no Menor Patamar dos Últimos 4 anos
Banco Central Brasileiro
Patrocinado

Selic em linha com expectativa do mercado chega a 10,75%. E assim, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (2) a taxa Selic em 1,50 ponto percentual, para 10,75% ao ano, dentro do esperado pela maior parte do mercado.

E assim, trata-se da oitava reunião consecutiva com aumento de taxa, em um ciclo iniciado em março do ano passado, e também o processo de aperto monetário mais forte desde 1999, quando, em meio à crise cambial, cambial, o BC elevou a taxa Selic em 20 pontos percentuais em uma única vez.

Ações que podem se destacar na temporada de resultados da B3

Desta forma, com o aumento, é a primeira vez desde 2017 que a taxa Selic está acima dos dois dígitos, sendo a maior taxa desde maio do mesmo ano, quando o juro básico era de 11,25%.

Renda fixa tem CDB como estrela em crescimento segundo Anbima

Entretanto, a movimentação do Banco Central começou após a taxa Selic chegar a um piso histórico de 2% em meio a sucessivas baixas iniciadas no governo do presidente Michel Temer, com as quedas sendo aceleradas durante o auge da crise da pandemia da covid-19, com o fim de estimular a economia.

Cofundadora do Nubank perde status de bilionária

Contudo, vale ressaltar que houve também um avanço da inflação, que acelerou, fechando 2021 em alta de 10,06%.

No entanto, em ata o Banco Central sinalizou uma redução no ritmo dos ajustes já na próxima reunião, que será realizada em março.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada