Alugar Imóvel por Conta Própria ou Imobiliária?
Muitos proprietários tem se questionado sobre os benefícios de se utilizar uma imobiliária para locação de imóveis. E como toda opção a mesma tem pontos positivos e negativos. Tudo depende do perfil de proprietário e objetivos.
As maiores desvantagens de se alugar um imóvel pela imobiliária são os custos e a falta de garantia quanto ao recebimento.
As imobiliárias cobram a taxa de intermediação que equivale a um mês de aluguel, além do percentual mensal sobre o aluguel, que varia de uma imobiliária para outra. Algo em torno de 10%.
O aluguel feito pela imobiliária tem alguns procedimentos de rotina, visando resguardar os direitos do proprietário e garantir a tranquilidade do futuro morador. O primeiro passo da imobiliária é fazer uma avaliação de mercado para definir o valor do aluguel.
A empresa verifica o cadastro do inquilino e do fiador, e elabora um contrato. Todas as cobranças serão feitas pela imobiliária: aluguel, seguro, condomínio, IPTU, água e energia. Em caso de rescisão de contrato, são feitas vistorias e uma checagem dos pagamentos, para que o imóvel seja novamente liberado para locação.
Outra vantagem é que a imobiliária costuma alugar o imóvel com maior facilidade. Além de disponibilizar visita ao imóvel para os interessados em alugar.
Algumas raras imobiliárias oferecem apoio jurídico. O que não significa que o inquilino irá pagar o aluguel.
A outra opção é o proprietário locar seu próprio imóvel. É preciso ter a garantia de um contrato por escrito. Negociações verbais não são aconselhadas. No contrato, o locador pode exigir garantias como: fiador, seguro fiança ou ainda caução, que é o valor equivalente a três aluguéis adiantados. Esse dinheiro deverá ser devolvido ao final do contrato. O IPTU pode ser negociado, mas o contrato deve especificar quem vai pagar o imposto. É aconselhável ainda fazer um termo de vistoria sobre as condições do imóvel no início e no final do contrato.
A vantagem de locar o imóvel por conta própria é que não precisará arcar com os custos da imobiliária. Poderá utilizar este valor para negociar o seguro fiança. O seguro fiança é a única forma de o proprietário ter garantido o recebimento do aluguel casso o inquilino não pague em dia.