Vazamento de dados do Bradesco pode expor 53 mil clientes. O Bradesco (BBDC4) comunicou nesta sexta-feira, 13, que sua subsidiária Bradesco Financiamentos detectou um incidente relacionado exclusivamente a ela, que pode ter permitido a visualização não autorizada de dados de contratos de financiamento de veículos de aproximadamente 53 mil clientes.
Em nota o banco comunicou, “ressaltamos que a característica dos dados eventualmente visualizados não coloca em risco a integridade de acesso a sistemas transacionais desses clientes junto à Bradesco Financiamentos. O Bradesco reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos dados de seus clientes”.
Banco Inter vai para Nasdaq ações tem alta
Contudo, o banco afirmou que foram adotadas todas as medidas necessárias contra o vazamento de dados para a solução do incidente e os clientes e as autoridades competentes foram comunicados.
Entretanto, apenas em 2021 as perdas globais com ciberataques no ano passado eram estimadas em US$ 6 trilhões – três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil -, de acordo com estudo conduzido pela consultoria alemã Roland Berger.
E ainda, o Banco Pan (BPAN4), que é controlado pelo BTG Pactual (BPAC11), confirmou em 15 de abril último que sofreu um vazamento de dados após relatos de clientes nas redes sociais. A instituição não revelou o número de usuários atingidos.
Queda das criptos derruba maior Fundo de Bitcoin da atualidade
Porém, o Pan somava 17 milhões de clientes. Há, conforme o banco, uma apuração em curso junto às autoridades e aos órgãos responsáveis para mensurar o tamanho do impacto do vazamento.
No entanto, o Pan informou, segundo a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema ou invasão à infraestrutura do banco. Afirmou, porém, que, a partir da vulnerabilidade, foi permitida a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limites disponíveis e saldo devedor de clientes. Não foram expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que “incorra em risco financeiro direto” para o cliente, de acordo com a instituição.
Várias empresas tem comunicado vazamento de dados de clientes nos últimos meses.