Euro abaixo do dólar pela primeira vez em 20 anos. O que significa? E assim, o valor do euro ficou mais baixo que o do dólar pela primeira vez em quase 20 anos. Por volta das 10h desta quarta-feira (13), a moeda europeia estava valendo US$ 0,998, mas na sequência ela subiu e voltou a superar o patamar de US$ 1,000, segundo a Bloomberg.
Desta forma, a desvalorização do euro ocorreu no mesmo dia em que a inflação acumulada em 12 meses nos Estados Unidos chegou a 9,1%, o maior patamar desde novembro de 1981, quando ela atingiu 9,6%. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, órgão do governo americano responsável por divulgar o resultado inflacionário, essa alta foi puxada pela elevação dos preços da energia, bem como o encarecimento da gasolina e do gás natural.
Nós já havíamos noticiado sobre o medo do desabastecimento de gás natural na Europa. E ainda, o Banco Central Europeu, por outro lado, não se mostra disposto a adotar uma estratégia semelhante para conter altas inflacionárias, causadas, em grande parte, pelo temor de uma crise energética.
Fornecimento de gás passa a ser preocupação global
Contudo, a situação é resultado do abalo nas relações entre os países da União Europeia e a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro. O país liderado por Vladimir Putin é um grande fornecedor de gás natural e petróleo, inclusive exportando esses produtos para a Alemanha, que tem a economia mais forte entre os integrantes do bloco europeu.
Entretanto, o risco de uma recessão global é outro fator que provocou a desvalorização do euro em relação ao dólar. O mercado enxerga uma maior capacidade de resiliência na economia americana do que na europeia para suportar uma eventual crise financeira.
Microsoft e Netflix fecham parceria por resultados
No entanto, aumentam as expectativas de que o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos, aumente as taxas de juros para tentar conter a inflação. De acordo com a agência de notícias Reuters, o mercado espera o anúncio de uma alta de 0,75% até o fim de julho. Esse é um dos motivos da desvalorização do euro, pois a adoção dessa medida pelo Fed torna o dólar uma moeda mais segura para ser comprada pelos investidores.