Itaú se desfaz de mais de 15,5 milhões de ações da XP. A holding Itaúsa (ITSA4) disse nesta quinta-feira que vendeu mais 15,5 milhões de ações classe A da XP por cerca de 1,5 bilhão de reais, considerando a taxa de câmbio da véspera.
A Itaúsa, controladora do Itaú Unibanco (ITUB4), vem reduzindo sua participação na XP (XPBR31) por não considerar o ativo como estratégico para a empresa.
LEIA TAMBÉM: Banco do Brasil Lucra R$8,36 bilhões alta superior a 60%
Com a nova venda, a Itaúsa passa a deter cerca de 35,5 milhões de ações da XP, equivalentes a 6,39% do capital total e 2,27% do capital votante da corretora e empresa de investimentos, segundo fato relevante. Só neste ano, a holding já vendeu 41 milhões de ações da XP.
SAIBA MAIS: Falas de Lula pesam no Tesouro Direto e risco fiscal
A operação anunciada nesta quinta-feira envolveu a venda de 5,5 milhões de ações de forma privada à própria XP, enquanto o restante foi desinvestido via mercado, segundo a Itaúsa. As condições do negócio foram as mesmas do realizado na bolsa de valores, afirmou.
A Itaúsa disse que a venda terá impacto positivo, líquido de impostos, de cerca de 680 milhões de reais no seu balanço no quarto trimestre.
VEJA TAMBÉM: Apple supera valor de Amazon, Meta e Alphabet juntas
SAIBA AINDA: Relatório das forças armadas aponta vulnerabilidade no processo