Clientes do Nubank tem as contas zeradas. Reflexo Americanas. Clientes do Nubank se revoltaram contra a fintech neste fim de semana ao descobrir que o fundo “Nu Reserva Imediata” tinha exposição a Americanas e, por conta disso, apresentava prejuízo. O fundo é anunciado pelo banco digital como tendo a finalidade de “reserva de emergência”, e portanto, não apresentaria risco.
SAIBA MAIS: Embraer vende 15 aeronaves valor superior a R$ 1 bilhão
De acordo com o próprio aplicativo da Nubank, nos últimos 30 dias a rentabilidade média do Reserva Imediata é de 37% do CDI. Antes da divulgação do rombo de R$ 20 bilhões pelo ex-CEO da Americanas, Sergio Rial, e do consequente anúncio da empresa que estava com uma dívida de R$ 40 bilhões, o fundo de “reserva de emergência” da Nubank possuía rentabilidade de 109% do CDI. Dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apontam que 1% do patrimônio do fundo era alocado em debêntures da Americanas.
LEIA TAMBÉM: Comandos de operações especiais da PRF são extintos por Flávio Dino
Nas redes sociais, os clientes do banco digital se revoltaram com a notícia de que o fundo tinha exposição à Americanas. Muitos nem sabiam que seu dinheiro estava aportado no Reserva Imediata, uma vez que esta era a opção padrão de investimento para muitas das “Caixinhas” do Nubank. No próprio app, a empresa descreve os fundos da família “Nu Reserva” como sendo de baixo risco uma vez que são compostos por “cotas que investem em ativos de Renda Fixa”.
MAIS INFORMAÇÃO: C&A pode ser vendida para Lojas Renner e outras empresas no radar
O Nubank alterou a forma com que clientes de bancos pudessem investir no mercado financeiro ao trazer produtos que simplificam, e até gameficavam, o processo. Rapidamente, por exemplo, o Nu Reserva Imediata se tornou o maior fundo de investimentos do Brasil, com 1,2 milhão de cotistas e um total de 2,6 bilhões de reais investidos. No entanto, a facilidade apresentada pelo aplicativo de deixar o dinheiro guardado resultou em que muitas pessoas não prestassem atenção no produto financeiro que estavam consumindo.
VEJA ESTA: Lula foi o candidato que mais gastou no Cartão Corporativo em período de eleição