O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira, 22, manter a taxa básica de juros — a Selic — em 13,75% ao ano. Essa foi a quinta manutenção seguida da taxa. Dessa maneira, o patamar de juros continua no maior nível desde dezembro de 2016.
LEIA: BC Americano eleva taxa de juros para 5% ao ano
De acordo com o comunicado, a inflação de fevereiro permaneceu mais forte do que o esperado e ainda segue longe da meta. Para o decorrer do ano, a expectativa é que a taxa possa subir ainda mais, dependendo dos indicadores do país. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses está em 5,6%. A meta proposta pelo governo é que, em 2023, fique entre 3,25% e 4,75%.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
VEJA: Mercado eleva estimativas de inflação para os próximos anos na véspera do Copom
A última vez em que o Banco Central mexeu na taxa de juros foi na reunião de 3 de agosto, quando aumentou de 13,25% para os atuais 13,75%. Quando houve, em 21 de setembro do ano passado, a decisão de manutenção da taxa, o Copom afirmou que não estava descartada uma nova alta — caso “o processo de desinflação não transcorra como esperado”.
SAIBA MAIS: Plano do PCC para matar autoridades é descoberto pela PF. Moro estava na lista