Itália bloqueia uso de ChatGPT temporariamente e abre investigações contra plataforma. Nesta sexta (31), a agência de proteção de dados da Itália afirmou que abriu uma investigação contra o chatbot ChatGPT, plataforma da empresa OpenAI, a respeito de uma suspeita de violação das regras de coleta de dados do aplicativo de inteligência artificial. Devido a investigação, o uso do chatbot foi proibido e bloqueado temporariamente no país europeu.
LEIA: Startup de veículos elétricos Lucid planeja demitir cerca de 18% da força de trabalho
A agência também acusou o ChatGPT, que é sustentado financeiramente pela Microsoft, de não verificar a idade de seus usuários. O aplicativo deve ser restrito para pessoas com 13 anos ou mais.
A OpenAI ainda não respondeu às acusações da agência italiana, que solicitou uma declaração da empresa ou um comentário por e-mail.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
Vale lembrar que desde o lançamento do ChatGPT no ano passado, o uso da plataforma virou uma febre, levando rivais da empresa a lançar produtos similares e integrá-lo em seus aplicativos e produtos, como aconteceu com a Google.
VEJA: Empresas oferecem carro blindado a Bolsonaro, após negativa de direito do governo
Dessa forma, de acordo com levantamento de dados da UBS, estima-se que a plataforma de inteligência artificial já tenha atingido 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após o lançamento, tornando-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história.
ENTENDA: Inflação deve subir devido ao ICMS único que irá elevar preço de gasolina e etanol