Ibovespa cai quase 2% na semana. O Ibovespa fechou em alta de 0,44% na quinta-feira (20), véspera de feriado, aos 104.366 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira teve um movimento de correção, após a queda da véspera, e destoou daquilo que foi visto no exterior. Na semana, porém, acumulou baixa de 1,80%.
LEIA: Arcabouço requer aumento significativo de carga tributária, afirma Goldman Sachs
“O Ibovespa conseguiu recuperar parte das perdas da sessão anterior, mesmo em dia de vencimento de opções e véspera de feriado, quando os investidores costumam optar por maior cautela. Apesar da alta, o movimento pareceu mais técnico, pois as incertezas fiscais e políticas que impactaram os últimos dias ainda permanecem e a agenda econômica não teve relevância que trouxesse impacto relevante sobre a direção dos negócios.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
O dia foi de poucas manchetes no cenário nacional exceto pelas imagens do 08 de janeiro que estavam sobre sigilo do governo e agora colocaram a credibilidade e governabilidade do mesmo em risco. Destaque para a indicação de Cláudio Cajado (PP) como relator do projeto de lei complementar do novo arcabouço.
VEJA: Ex-presidente do Peru é preso nos EUA devido ao escândalo Odebrecht
Na curva de juros, a mesma coisa: as taxas dos DIs para 2024 e 2025 perderam, respectivamente, 4,5 e 13 pontos, a 13,23% e 11,97%; os DIs para 2027 fecharam a 11,94%, com menos 11,5 pontos, e os para 2029, 10 pontos, a 12,32%; os contratos para 2031 ficaram em 12,57%, com menos 10 pontos.
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,33%, 0,60% e 0,80%.
LEIA: Ucranianos protestam contra Lula em Portugal
“O dólar e juros futuros também acompanharam a menor aversão ao risco e se ajustaram ao avanço da quarta-feira, contando também com os dados abaixo das expectativas nos EUA, que trariam uma leitura de menor força da atividade por lá e não conduziria o Fed a maiores apertos da política monetária.
SAIBA: Ex-ministro do GSI afirmou estar surpreso com declarações de Lula
Nos Estados Unidos, a publicação dos novos pedidos de auxílio-desemprego da semana encerrada no dia 15 de abril vieram em 245 mil, acima do consenso de 240 mil. Além disso, o índice de vendas de casas usadas em março e de atividade industrial do Federal Reserve Filadélfia também frustraram, mais fracos do que o esperado.
ENTENDA: Banco Central da Argentina sobe juros básicos em 300 pontos-base
Com o temor de recessão, os benchmarks das bolsas americanas caíram mesmo com um recuo das taxas de juros. Os treasuries yields para dois anos perderam 11,2 pontos-base, a 4,153%, e os para dez, 6,6 pontos, a 3,536%.
“Lá fora, há a desconfiança de crescimento menor da economia mundial. Brasil descola um pouco por, na véspera, ter caído forte. Real foi a moeda que mais perdeu e Ibovespa também recuou bem, com desconfianças sobre o arcabouço fiscal”, explicam especialistas.