Setores de serviço e comércio serão onerados com a reforma tributária, alerta Brunini. A preocupação de muitos em relação a forma como o texto da reforma tributária está sendo apresentado é que vai nivelar os impostos. Vai ser uma alíquota apenas aí quem paga 5% ou 6% que é o imposto do ISS por exemplo (imposto de serviço), como o dentista ou médico, a escola, o pessoal que tem uma lojinha mecânica, tudo todos esses vão pagar o preço mais alto imposto que está na expectativa de 25% . Isto para o novo imposto chamado IBS. E tem ainda o CBS que é a contribuição federal seria 37% de imposto, segundo o deputado federal, Abilio Brunini (PL-MT). (veja o vídeo abaixo)
Desta forma segundo Brunini, vai aumentar de forma geral os preços devido aos impostos. “Você vai no dentista você vai pegar um valor de 30% a mais, se ele já paga de 5 a 7% de imposto municipal ele vai pagar ainda mais 30% e vai aumentar o valor da consulta, vai aumentar o valor da oficina mecânica, da cesta básica, explicou.
LEIA: Petrobras deve levar calote da Argentina. O país pediu mais prazo para pagar
“Gente é um absurdo a proposta, hoje a carne do Mato Grosso paga 2% de imposto vai pagar 12,5% com essa proposta que está hoje lá, se não for mudada. Tem itens por exemplo o arroz, que atualmente não paga nada de impostos e vai pagar 12,5% quer dizer vai aumentar o custo de vida de itens essenciais para a população. O café de 3,5% passaria para 12,5% de imposto aumento do café”, afirmou ele.
O deputado também afirmou que alguns estados serão mais prejudicados com a reforma, que dá um prejuízo para o estado do Mato Grosso nos próximos 20 anos de no mínimo 4 bilhões de reais por ano.
AINDA: PifPaf e Banco do Brasil não pagam aluguel a fundo imobiliário
O deputado pediu que as pessoas conversem com seus deputados pois o texto da reforma tributária não pode ficar com está precisa de mudanças. Segundo ele é necessário mudar a forma de cobrar imposto do país mas não dá para concordar com a proposta atual que aumenta imposto e concentra o poder na mão do presidente da república.