Patrocinado

Brasil termina primeiro semestre com 400 mil empresas encerradas. Já nos seis primeiros meses deste ano, 427.934 empresas (micro, pequeno, médio e grande porte) fecharam no Brasil, de acordo com levantamento da empresa de contabilidade Contabilizei. Há um saldo negativo entre empresas abertas e fechadas no país, neste período, não considerando os Microempreendedores individuais (MEIs).

SAIBA: Petróleo tem nova máxima em dez meses após corte de oferta de Rússia e Arábia Saudita

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Lula propõe voto secreto no STF após críticas da esquerda a Zanin

A estudo foi feito baseado em registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs), da Receita Federal.

– Consideramos os CNPJs que alteraram seu status para “baixada” no período em questão e que a opção SIMEI está como “N”. Importante destacar que consideramos a situação do CNPJ no momento da baixa, que é como a base da Receita Federal está publicada – observa.

A empresa explica que “caso o CNPJ tenha sido criado como MEI e desenquadrado em algum momento antes da baixa, ele será considerado como não MEI para a baixa”.

LEIA: Após aumento do imposto MEI Lula anuncia novo Ministério

Esses números foram contestados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), que, segundo seus cálculos, feitos por levantamento próprio, há um saldo positivo de 212.654 empresas não MEI.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada