Patrocinado

Investidores estarão atentos na próxima semana para dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos e Europa, aos últimos indicadores financeiros da temporada de balanços brasileira e atividade econômica, assim como vão destrinchar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

VEJA: Lula faz ingerência política nas atividades da Petrobras para 47% dos brasileiros, aponta pesquisa

Agenda local e calendário de balanços

Como o Copom não seguiu o forward guidance anterior e reduziu o ritmo de cortes na Selic de 0,5 ponto percentual para 0,25 ponto percentual, analistas de mercado buscarão entender os argumentos de um colegiado dividido na terça-feira, mesma data em que serão divulgados dados do crescimento do setor de serviços.

SAIBA: “Ministério da Verdade” e governo Lula tentam calar as verdades sobre a tragédia gaúcha com narrativa “fake” que as redes sociais derrubam

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Deputada americana expõe totalitarismo de Moraes no Brasil no Congresso Americano

Na quarta, é a vez do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), enquanto o IGP-10 de maio será divulgado na quinta. Na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Agenda internacional

No cenário externo, o Reino Unido divulga a taxa de desemprego na terça, data também dos preços ao produtor nos Estados Unidos e de discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve.

Na quarta, os países que fazem parte da Zona do Euro conhecem os dados do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), assim como o Japão, enquanto os EUA divulgam dados de inflação ao consumidor e vendas no varejo de abril. A quinta será de produção industrial japonesa, chinesa e americana, pedidos de seguro-desemprego e relatório de empregos Fed Filadélfia nos EUA, vendas no varejo e desemprego na China. Na sexta, inflação ao consumidor será o foco na Zona do Euro.

AINDA: Juros disparam com risco de Copom “politico” em 2025

O destaque semanal na agenda internacional será a inflação americana. “Com os investidores agora esperando firmemente que o Fed comece a cortar as taxas após o verão, o último relatório de inflação do IPC provavelmente será fundamental para determinar as medidas políticas do banco central dos EUA no segundo semestre de 2024”, aponta Jesse Cohen.

Veja a agenda de resultados corporativos programados para semana

A temporada de balanços do primeiro trimestre de companhias negociadas na bolsa de valores brasileira vai chegando ao fim, com destaque para divulgação de dados da Petrobras (PETR4) BTG (BPAC11), Raízen (RAIZ4), Hapvida (HAPV3), Natura (NTCO3), Azul (AZUL4) e IRB (IRBR3) na segunda, enquanto a terça contará com dados de Nubank (ROXO34), XP (BVMF:XPBR31), Marfrig (MRFG3) e Gol (GOLL4).

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada