Patrocinado

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,42% em setembro, de 0,36% no mês anterior, em resultado que ficou acima do esperado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (29).

SAIBA: Empresa de Buffett se desfaz de ações da chinesa BYD. Excesso de produção e demanda fraca derrubam lucratividade

A expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 0,35%, e com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses alta de 2,82%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 0,49% em setembro, depois de subido 0,43% no mês anterior.

VEJA: Recompra de ações com diluição dos acionistas se tornou o “novo normal” para empresas na B3. Elas tentam sobreviver, mas e os acionistas?

“A queda entre os bens finais foi menos intensa, o que favoreceu a aceleração do IPA”, disse André Braz, economista do FGV IBRE, uma vez que a queda nos custos dos Bens Finais passou a 0,02 no mês, de uma deflação de 0,55% no mês anterior.

Como ter sua cédula Uruguaia

MAIS: EUA desaconselham investimento no Brasil citando “juízes fora de controle” em fórum do Lide

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Falta de diplomacia do governo Lula sobre tarifas de exportação americana, obriga indústria nacional de madeira a demitir 4 mil pessoas e colocar 5,5…

Já o avanço das Matérias-primas Brutas desacelerou a 1,47%, de 1,56% antes.

“Esse movimento, de matérias-primas subindo menos, pode reduzir a pressão por repasses ao longo da cadeia produtiva”, completou.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,25% em setembro, de uma queda de 0,07% em agosto.

LEIA: Senador americano afirma que é covardia de Lula com o povo brasileiro recusar reunião presencial com Trump

MAIS: Ministro Fux vota para absolver réus do 8 de janeiro, por falta de provas e contraria Moraes e outros três ministros

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, quatro apresentaram avanços nas suas taxas de variação: Habitação (-0,19% para 1,14%), Educação, Leitura e Recreação (-0,78% para 0,38%), Transportes (-0,22% para 0,16%) e Alimentação (-0,42% para -0,29%).

“No IPC, o término do bônus de Itaipu parou de maquiar o preço da energia elétrica, que se tornou a principal influência sobre o índice que mede a variação do custo de vida”, disse Braz, referindo-se ao valor distribuído aos consumidores todo ano após apuração do saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior.

MAIS: Comitiva de Lula na ONU já gastou mais de R$3 milhões do dinheiro de impostos. Mas Lula não usou tempo para negociar com Trump

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir no período 0,21%, de uma alta de 0,70% em agosto.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada