Patrocinado

Amazon será investigada por competição desleal. A investigação na Amazon visa determinar se o uso de dados comerciais pela gigante do comércio eletrônico viola as regras de concorrência. A informação foi divugada pela Comissão Européia na quarta-feira, 17.

Em outras palavras, a Comissão informou que a empresa parece usar informações confidenciais competitivas. As informações são sobre os vendedores do mercado, seus produtos e transações no mercado. Contudo, a Amazon parece usar dados de varejistas que vendem no mercado da empresa a seu próprio benefício. A investigação centra-se no “duplo papel” da Amazon como varejista e mercado. Se constatado estará promovendo concorrência desleal.

No entanto, a Comissão Européia, é um braço executivo da União Européia UE. Ela questionou os comerciantes sobre como a Amazon coletou seus dados no ano passado . Caso a UE determine que a Amazon violou as regras de concorrência, poderá multar a empresa em até 10% da receita anual global.

Resultados

Em seu histórico, a Comissão Europeia já realizou investigações antitruste no Google do Alphabet, impondo um total de 9,5 bilhões de dólares em multas desde 2017.

No entanto, as investigações sobre a Amazon não param por ai. A empresa tem sido avaliada através de atos regulatório em todo o mundo. Na mesma quarta-feira, 17, o órgão antitruste da Alemanha informou que chegou a um acordo com a gigante do comércio eletrônico. O objetivo é a reformulação seus termos de serviço para os comerciantes terceirizados.

Com isto, em uma audiência do subcomitê do Judiciário da Câmara sobre antitruste, na terça-feira,16. Um executivo da Amazon disse que a empresa não usa dados de terceiros para determinar quais novos produtos criar.

Como resultado, a empresa liberou um comunicado: “Vamos cooperar plenamente com a Comissão Europeia. “O objetivo é continuar trabalhando duro para apoiar empresas de todos os tamanhos e ajudá-las a crescer”. Resta esperar o desfecho dos fatos.