O ex-presidente dos EUA Donald Trump (Partido Republicano), 78 anos, falou neste domingo 14, sobre o ataque a tiros que sofreu enquanto discursava em um comício em Butler (Pensilvânia), no sábado, 13. Segundo ele, foi “somente Deus quem evitou que o impensável acontecesse”. Trump foi atingido de raspão na orelha direita por um tiro. O republicano está bem. Foi levado ao hospital, teve alta cerca de 3 horas depois de dar entrada e voltou para Nova Jersey. Em publicação no Truth Social, declarou: “Não temeremos, mas, em vez disso, permaneceremos resilientes em nossa fé”.
Por pouco Trump não foi assassinado com um tiro na cabeça.
O FBI (Federal Bureau of Investigation) identificou, neste domingo (14.jul), Thomas Matthew Crooks como o “sujeito envolvido” no ataque. Ele foi morto.
VEJA: Milei e governadores da Argentina assinam o Pacto de Maio com privatizações e liberdade econômica
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
FBI classificou o ato como uma tentativa de assassinato e disse trabalhar para identificar a motivação exata. Além do atirador, uma pessoa que estava na plateia foi morta e outras duas ficaram feridas.
Em sua publicação, Trump prestou solidariedade às vítimas do ataque. “Rezamos pela recuperação daqueles que foram feridos e guardamos nos nossos corações a memória do cidadão que foi morto de forma tão horrível. Neste momento, é mais importante do que nunca que permaneçamos unidos e mostremos o nosso verdadeiro caráter como norte-americanos, permanecendo fortes e determinados, e não permitindo que o mal vença”, escreveu o republicano. “Eu realmente amo nosso país e amo todos vocês, e estou ansioso para falar à nossa grande nação esta semana em Wisconsin”, completou, referindo-se à Convenção Nacional do Partido Republicano.
A convenção começa na segunda-feira 15, no Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, Wisconsin (EUA). Nela, será realizada a nomeação oficial de Trump como o candidato do Partido Republicano para a corrida presidencial de novembro. O evento se estende até quinta-feira 18. Após o atentado, porém, há preocupações com o esquema de segurança do evento, que deverá ser reforçado.