Um ataque cibernético realizado pela LockBit, grupo especialista em ataques de ransomware, tornou públicas informações pessoais que eram mantidas pelo banco norte-americano Evolve Bank & Trust. Empresas como Nomad, Avenue e Wise possuíam negócios com o banco e se pronunciaram.
A investida da LockBit afetou mais de 150 mil contas ligadas ao banco, vazando informações que, juntas, são equivalentes a 2,8 bilhões de páginas de texto, após o banco não ter pago pelo resgate exigido no dia 26 de junho.
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As informações vazadas dizem respeito aos nomes, números de seguro social (espécie de CPF dos Estados Unidos), números de contas bancárias e informações de contato, além de dados pessoais de funcionários do banco.
Empresas se pronunciam acerca de vazamento
A fintech Nomad, que oferece a possibilidade de realizar investimentos no mercado americano por brasileiros, afirma que encerrou a parceria com o Evolve Bank & Trust em 2023 e lamenta o ataque cibernético. A empresa reitera que as contas estão seguras e podem continuar sendo utilizadas normalmente.
“Nosso time de especialistas está acompanhando este incidente com a máxima prioridade”, afirma.
já a Avenue, que possuia parceria com a Evolve através do Avenue Cash, serviço para que clientes possam abrir contas de depósitos nos EUA, pontua que, até o momento, não encontrou nenhum risco relevante para clientes e que, caso seja necessária alguma ação de alteração cadastral, comunicará os clientes de imediato.
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A empresa finaliza afirmando que “o ambiente afetado pelo evento é de propriedade do Evolve Bank e é totalmente apartado da infraestrutura da Avenue. Portanto, nossos serviços bancários, de investimentos, nossa plataforma e suas credenciais de acesso estão íntegras e seguras, podendo continuar sendo utilizadas normalmente”.
A Wise afirma que, para fornecer aos clientes detalhes da conta em dólares americanos, precisou compartilhar algumas informações com a Evolve, como nome, endereço, data de nascimento, detalhes de contato ou SSN (social security number)/outro número de documento de identidade e, potencialmente, informações de transações.
“A Evolve ainda não nos confirmou quais dados foram impactados. Continuamos nossa investigação sobre esta situação e estamos trabalhando com a Evolve para estabelecer isso”, afirma a empresa, reiterando o comprometimento com segurança e proteção de dados de clientes.