Banco Central empresta R$17,5 bilhões para 27 bancos. A divulgação aconteceu nesta terça-feira,12, pelo BC. O Valor será para empréstimos a 27 instituições financeiras relativos à primeira tranche da Linha Temporária Especial de Liquidez mediante a emissão de Letra Financeira Garantida. A iniciativa foi lançada em março para dar suporte aos bancos em meio à crise do coronavírus.
Entretanto, a próxima liberação será avaliada ao final de maio. As tranches seguintes irão até o fim de 2020. Elas podem chegar, de forma agregada, a 100% do patrimônio de referência das instituições.
Veja também:
Centauro anuncia reabertura de lojas gradativamente.
Lojas Americanas tem vendas online impulsionadas pelo Covid 19.
O BC divulgou a iniciativa em 23 de março, quando estimou que, sozinha, ele poderia liberar 670 bilhões de reais na economia. Sua ação mais potente para injeção de liquidez no enfrentamento à crise com o coronavírus.
Contudo, a linha de empréstimo tem um custo para as instituições de 0,6% ao ano. E já havia sido regulamentada pelo BC mais cedo neste mês.
No entanto, a iniciativa permitirá, na prática, a securitização das carteiras de crédito dos bancos em formato de letras financeiras, que serão financiadas pelo BC. Com isso, os bancos ganharão recursos para poderem fechar mais financiamentos a clientes.