No dia seguinte da decisão do Federal Reserve (Fed), os índices internacionais continuaram a repercutir a manutenção dos juros norte-americanos na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. O Ibovespa não operou nesta quinta-feira (2) por feriado nacional do Dia dos Finados.
Dados econômicos e a reunião do Banco Central da Inglaterra (BoE) movimentaram os mercados acionários, além da temporada de balanços trimestrais.
LEIA: “Governo brasileiro não quer aderir a OCDE para se relacionar com sul global uma visão de 1980”
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
VEJA: STF da Venezuela anula primárias que opositora de Maduro venceu
Nos Estados Unidos, o tradicional relatório semanal de pedidos de auxílio-desemprego, divulgado às quintas-feiras, reportou uma alta de 5 mil solicitações na semana encerrada em 28 de outubro, a 217 mil, de acordo com o Departamento do Trabalho do país.
O resultado veio um pouco acima do consenso de mercado, que estimava total de 215 mil pedidos de auxílio-desemprego.
Os investidores, porém, aguardam o relatório mensal de empregos, o payroll, de outubro — que será divulgado nesta sexta-feira (3).
SAIBA: Bitcoin mantém alta e ultrapassa os US$ 35 mil
Os Treasurys, que são os juros projetados dos títulos da dívida dos Estados Unidos, recuaram e se afastaram da marca psicológica de 5%.
Por fim, a expectativa de que o país já esteja em um possível pico de aperto monetário, após as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ontem (1º), garantiram mais um dia de apetite ao risco em Nova York.
O índice S&P encerrou as negociações no maior nível desde maio.
MAIS: Dona da Starbucks Brasil perde direito a marca, e pede recuperação judicial
Como as ações brasileiras (ADRs) se saíram no exterior no feriado?
MAIS: Demitido por corrupção ganha gerência na Petrobras
Confira a variação e a pontuação dos principais índices de ações em Wall Street no fechamento:
S&P 500: +1,89%, a 4.317,77 pontos;
Dow Jones: +1,70%, a 33.839 ,08 pontos;
Nasdaq: +1,78%, a 13.294,19 pontos.
Fechamento na Europa
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros no Reino Unido em 5,25% ao ano. A taxa de referência segue, portanto, no nível mais alto em 15 anos.
No comunicado que acompanhou a decisão anunciada hoje, o BoE antecipou uma probabilidade elevada de a política monetária “continuar restritiva por um longo período de tempo”.
SAIBA: Copom segue mercado e Selic cai a 12,25% ao ano
Apesar disso, a bolsa de Londres acompanhou os demais índices europeus e terminou a sessão em alta. Confira o fechamento:
FTSE 100 (Londres): +1,41%, a 7.445,24 pontos;
CAC 40 (Paris): +1,85%, a 7.062,39 pontos;
DAX (Frankfurt): +1,48%, a 15.141,35 pontos.