O fabricante de pneus Michelin anunciou que está em processo de fechamento de sua fábrica em Guarulhos (SP). O encerramento das atividades será feito de forma gradual até o final de 2025.
MAIS: Carrefour fecha capital no Brasil e tem recorde de fechamento de lojas no primeiro semestre de 2025
A empresa já está negociação com o sindicato local sobre o encerramento dos contratos de seus 350 funcionários. Segundo o portal R7, a decisão foi tomada devido a forte concorrência contra produtos importados da Ásia, que chegam por custo menor que os produtos nacionais, devido aos impostos e inúmeras obrigações que os importados não tem, nem mesmo funcionários.
A Michelin disse que estudou outras alternativas antes de bater o martelo sobre o fechamento da fábrica. Ela garante que a decisão não teve relação com o desempenho da equipe de Guarulhos. Ela também irá garantir o cumprimento de seus compromissos com os clientes durante essa transição.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
Essa unidade de Guarulhos produz pneus para motocicletas, pneus industriais, câmaras de ar, Camso CTS (esteiras de borracha para tratores), produtos para reforma e compostos que abastecem CGR e Conveybelts.
A Michelin segue com outras três fábricas no Brasil: a de Resende (RJ) faz os pneus de carros e caminhonetes; a de Campo Grande (RJ) faz pneus para ônibus, caminhões, mineração; e máquinas agrícolas e a unidade de Manaus (AM) produz pneus para motos e bicicletas.
A produção nessas unidades segue estável. A Michelin afirmou que o setor de pneus para bicicletas, motocicletas e câmaras de ar foi o que sofreu impactos maiores com esses produtos asiáticos que chegam no Brasil sem gerar empregos.
O quadro de funcionários da empresa conta com 8 mil postos, incluindo os 350 de Guarulhos que serão desligados até o final do ano.
AINDA: Lula cada vez mais impopular no Brasil, e internacionalmente ele fala…
A Michelin é um dos mais tradicionais fabricantes de pneus e foi fundada na França em 1891. Ela está presente no Brasil desde 1927, sua primeira fábrica por aqui foi inaugurada no Rio de Janeiro (RJ) em 1981.