Brasil vai emprestar dinheiro para a Argentina. O Brasil vai propor a criação de uma linha de crédito para socorrer a Argentina, de acordo com Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. O plano consiste em um “crédito de exportação”, que vai oferecer financiamento às empresas brasileiras que vendem para as companhias argentinas e que importam serviços e mercadorias do Brasil.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
LEIA: Manifestações contra o PL das Fake News que instaura a censura acontecem pelo Brasil
Em entrevista à GloboNews, Galípolo disse que o estudo que está sendo realizado tem como objetivo fazer com que essa linha de crédito de exportação funcione dentro das restrições que existem atualmente nos balanços de pagamentos na Argentina.
SAIBA: Governo Federal passa a taxar rendimentos no exterior. Medida é para repor perda do IR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se encontrar nesta terça-feira, 2, com o presidente argentino, Alberto Fernández, em Brasília. O líder argentino ainda terá uma reunião com o Ministério da Fazenda.
SAIBA: J.P. Morgan anuncia compra de maioria dos ativos do First Republic Bank
Segundo Galípolo, a necessidade dessa linha de crédito tem um agravante neste ano, por causa de uma seca no país vizinho, que reduziu em 40% as exportações, uma perda de cerca de US$ 17 bilhões.
Crise econômica da Argentina
Em abril, a inflação da Argentina chegou a 104%, o maior patamar desde 1991. No mercado informal de câmbio, a moeda da Argentina despencou para a pior cotação de sua história no último dia 25.
Com a queda, são necessários quase 500 pesos argentinos para comprar US$ 1. Além da inflação em alta, o país conta com uma taxa de juros de 81%.