Patrocinado

Uma pesquisa recente realizada pela Neogrid em parceria com a Opinion Box indicou que 82% dos brasileiros passaram a substituir produtos de marcas habituais por opções mais acessíveis nos supermercados. Essa mudança de comportamento está diretamente relacionada à alta percepção da inflação, que atingiu 95% dos entrevistados, e à expectativa de novos aumentos nos preços, apontada por 55% deles.

VEJA: STF autorizou a pedido do governo Lula paralisação do controle de bebidas que gerou intoxicação por metanol, TCU alertou…

Os impostos em alta também estão prejudicando o dia a dia do brasileiro.

Os consumidores brasileiros têm priorizado o preço e o custo-benefício na hora das compras, deixando de lado a fidelidade às marcas tradicionais. Os segmentos mais afetados por essa troca são produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas e carnes. Marcas próprias dos supermercados e produtos genéricos, que costumam ser entre 20% e 30% mais baratos, vêm ganhando espaço no carrinho dos consumidores.

VEJA: Rejeição a Janja supera 61%, casal presidencial inicia campanha eleitoral junto.

LEIA: Caixa bloqueia empréstimos imobiliários devido a escassez de recursos e busca por taxas mais elevada

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Careca do escândalo do “roubo dos aposentados do INSS” pagou R$ 5 milhões para publicitária do PT

Como ter sua cédula Uruguaia

Especialistas apontam que essa mudança reflete o aperto no orçamento das famílias brasileiras, que reduzem compras por impulso e focam em produtos essenciais, seguindo listas estritas para economizar. Além disso, 73% dos consumidores passaram a considerar certos alimentos como “luxos”, incluindo chocolates e bebidas alcoólicas.

MAIS: Aluguel pressiona o bolso do brasileiro com alta da inflação de…

Diante desse cenário, varejistas e indústrias enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias, reforçando as marcas próprias, ampliando promoções e oferecendo ofertas mais competitivas para atender a essa nova realidade do consumo.

VEJA: Manobra contábil do governo Lula apresenta dívida pública bruta do Brasil em 77,5% do PIB em agosto, cria ilusão abaixo das projeções

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada