Patrocinado

A sul–coreana e a brasileira até tentaram salvar a parceria, quando anunciaram em fevereiro de 2024 uma “sinergia inédita”. A expectativa era de que a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) recebesse ferramental e investimentos para produzir novos carros da Hyundai. Mas isso nunca saiu do papel.

MAIS: Ex-presidente do BC atacado por Lula durante anos, comenta a maior taxa de juros dos últimos 20 anos

A produção do SUV Tucson e do caminhão leve HR em Anápolis foi encerrada em abril, quando começaram as férias coletivas dos operários da fábrica da Caoa. Passados pouco mais de 40 dias, as atividades da planta foram retomadas, mas apenas os carros da Caoa Chery voltaram a ser feitos (os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8).

SAIBA: Escritório de filho de Ministro do STF consegue na justiça proibição de lançamento de documentário sobre a XP investimentos produzido por Daniel Penin

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Toffoli entra na mira de advogados da Trump Media

Apesar disso, continua de pé o acordo de distribuição de carros nacionais e importados da Hyundai pela rede de concessionárias da Caoa.

A informação foi publicada em primeira mão pela revista Autoesporte. Um anúncio oficial ainda não foi publicado por nenhuma das companhias envolvidas.

Procurada, a Hyundai disse que, “conforme suas políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, não comenta estratégias comerciais ou de produção nos mercados em que está presente.”

VEJA: Governo Lula vai contratar agência de viagens por R$ 10 milhões…

Da mesma forma, a Caoa se esquivou de comentar o tema. Também em comunicado, afirmou que mantém “uma política de sigilo judicial que não nos permite comentar planos de negócios, futuros lançamentos ou tratativas de projetos subsequentes”

Problemas no paraíso Hyundai-Caoa
Apesar de uma parceria de quase três décadas, a relação entre a Caoa e a Hyundai não foi exatamente um mar de rosas.

Em 2018, o grupo brasileiro iniciou uma disputa judicial com a marca sul-coreana, que pretendia assumir todas as operações nacionais ligadas à empresa — incluindo a importação de carros, então sob responsabilidade da Caoa. Além disso, a produção do Tucson e do HR em Anápolis era prerrogativa da companhia brasileira.

LEIA: Sindicalista do Sindinapi onde irmão de Lula é vice-presidente construiu mansão…

O julgamento do caso, a cargo de um tribunal de arbitragem na Alemanha, foi concluído em 2021 a favor da Caoa.

Porém, embora o contrato de representação tenha sido renovado, o imbróglio criou um impasse entre as duas empresas. Ou seja, a Hyundai não liberava a produção de novos carros no Brasil. Por sua vez, a Caoa impedia a parceira de importar modelos de sucesso em outros mercados, caso do Kona, assim como o Ioniq 5N e o Palisade, por exemplo.

SAIBA: Participação de Lula com gafes no G7 faz senador questionar senilidade do presidente como ocorreu com Joe Biden

Um novo passo de reconciliação até chegou a ser dado no ano passado: a Hyundai passaria a ser responsável pela importação e distribuição de seus veículos no Brasil, e a Caoa produziria em Goiás novos modelos da Hyundai de maior valor agregado.

Na ocasião, o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, disse que a rede de concessionárias seria unificada. Já o CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, que estava junto de Andrade Filho, afirmou que a mudança seria positiva não apenas para as empresas, mas também para o consumidor brasileiro.

O desfecho desse relacionamento, no entanto, indica que provavelmente as iniciativas de reconciliação não deram muito certo.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada