Caso da Vaca Louca é atípico e ações da Minerva decolam. O Ministério da Agricultura informou nesta quinta-feira, 2, que o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), o mal da vaca louca, registrado no Pará em fevereiro foi confirmado como atípico. O laudo foi fornecido pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que fica em Alberta, no Canadá. Isso significa que a doença detectada em um animal de nove anos no município de Marabá surgiu de forma espontânea no organismo do animal, sem risco de disseminação no rebanho nem ao ser humano.
LEIA MAIS; Ibovespa encerra fevereiro com a maior queda dos últimos 22 anos
O caso foi identificado em 22 de fevereiro, quando o ministério notificou a OMSA sobre a confirmação da doença. Na ocasião, as exportações de carne bovina brasileira para a China foram imediatamente suspensas pelo Ministério da Agricultura de forma voluntária, como prevê o protocolo estabelecido entre os países.
“Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível”, diz o comunicado do ministério.
VEJA: Senador americano pede sanções contra o Brasil após navios de guerra do Irã atracarem no país
Decisão favorece a Minerva
As ações da Minerva (BEEF3) puxam as altas do Ibovespa nesta sexta-feira, com um avanço que chegou a superar o 8%, depois que um exame comprovou a origem do mal da vaca louca em um boi abatido no Brasil no mês passado.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Na ocasião, a detecção da doença levou a China — nosso principal comprador — a suspender as exportações de carne bovina brasileira, derrubando os papéis de empresas ligadas ao setor.
LEIA MAIS: Desemprego no Brasil em 2022 foi o menor dos últimos 7 anos
Agora, no entanto, a tendência é que a decisão de Pequim seja revertida depois que um laudo mostrou que trata-se de um caso “atípico”, quando não há risco de contágio de outros animais nem de seres humanos. Em dado horário da tarde os papéis apresentavam alta de mais de 7%.