Chinesa XCMG e Vale assinam parceria para equipamentos autônomos

Vale finaliza venda da Nova Caledônia superior a 1 bilhão de dólares
Patrocinado

Chinesa XCMG e Vale assinam parceria para equipamentos autônomos. A assessoria de imprensa da Vale informou que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a XCMG Construction Machinery Limited (XCMG Machinery). O objetivo é o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos. Conforme o MoU, protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero, movidos a bateria e com 72t de capacidade, serão testados nas operações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia a partir do primeiro semestre de 2022. Outro caminhão elétrico de emissão zero com capacidade de 240t também será testado em data a definir.

Marfrig reporta lucro superior ao dobro no terceiro trimestre

Contudo, a XCMG Construction Machinery Limited é uma subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group Co., Ltd. (XCMG) – maior fabricante de máquinas da China.

E assim, o MoU foi assinado por Antonio Cardoso, Head de Compras da Vale na China e Sam Shang, Diretor Geral Adjunto da Xuzhou Construction Machinery Group Import and Export Co., Ltd. Após a cerimônia de assinatura, Alexandre Pereira, Vice-Presidente Executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale, destacou a busca da Vale e da XCMG para ampliar o uso de veículos movidos a bateria elétrica, o que levou as empresas a incluírem no MoU a intenção de fornecer esses equipamentos.

Klabin reporta lucro superior a R$ 1 bilhão após prejuízo

No entanto, segundo Pereira,“essa iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 e reforça a ambição de liderança na mineração de baixo carbono. Entretanto, a parceria com a XCMG Machinery é mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China”.

Tim deve investir valor superior a R$2 bilhões em leilões 5G

Ainda de acordo com Pereira a parceria relembra 1973, quando a Vale enviou um primeiro embarque de minério de ferro para a China”. Marcello Spinelli, Vice-Presidente Executivo de Ferrosos da Vale acrescentou que “este é mais um exemplo de nossos esforços nesse sentido, receberemos até 2022 as primeiras unidades de um caminhão a bateria de 72t a serem testados em nossas operações. Pretendemos continuar a desenvolver soluções de emissões zero com parceiros globais, como a XCMG”.

No entanto, a assinatura aconteceu na terça-feira, 26, em Nanjing, durante as comemorações dos 25 anos da relação de irmandade entre o estado brasileiro de Minas Gerais e a província chinesa de Jiangsu.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada