Citi acredita no potencial dos ativos brasileiros. Os ativos brasileiros podem continuar superando seus pares nos próximos três a seis meses, com o real beneficiado pela alta dos preços das commodities e por seu valuation “muito atrativo”, disse Donato Guarino, estrategista de mercados emergentes do Citi.
Real deve manter valorização Fed e Fiscal podem influenciar
Desta forma, de acordo com especialistas, como o país (de rating) ‘BB’ o Brasil está caro, está com spreads mais apertados do que a média dos ‘BBs’”, isso ocorre porque a crença de investidores é de que, encaminhado o problema fiscal, o país tem condição de engatar forte crescimento econômico.
Entretanto, muitos acreditam que o “construtivo” no câmbio e a valorização recente da moeda brasileira já mostra que investidores estão notando o “momentum positivo” num contexto de Selic em elevação. O Real deve manter valorização os estrategistas chamam atenção para o suporte ao real oferecido pela valorização das commodities. Esse fator tem sido citado por muitos analistas como um ponto de força à taxa de câmbio neste ano que ainda teria espaço para prosseguir apesar do rali já observado.
Caixa Econômica reporta lucro superior a 50%
Contudo, pelos dados mais recentes da Funcex, a alta das matérias-primas levou os termos de troca do Brasil ao maior patamar desde 2011, ainda durante o superciclo das commodities. Do ponto de vista global parece que a pressão sobre as commodities é mais para cima do que para baixo, explicam analistas.
No entanto, a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX é uma instituição cuja principal finalidade é o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
Fundada em 1976, a FUNCEX vem desenvolvendo um trabalho valioso de apoio e auxílio às empresas que operam no mercado externo e aos órgãos governamentais.
Para dar apoio sistemático ao setor, dedicou-se inicialmente à pesquisa e à formação de recursos humanos. Acompanhando as transformações da economia mundial e da sociedade brasileira, ampliou seu campo de atuação.
A FUNCEX é um canal permanente e independente de comunicação entre o setor privado e o setor público, importante para a elaboração de políticas de comércio exterior coerentes com os anseios e as capacidades do empresariado.
A FUNCEX elabora e divulga bases de dados e estudos setoriais. Atua sobre os principais aspectos envolvidos nas atividades de exportação e importação, oferece suporte técnico e ferramentas gerenciais aos empresários e administradores, publica relatórios e boletins periódicos de vital interesse para o setor.
O treinamento e desenvolvimento de pessoal técnico especializado, a promoção de cursos e a elaboração de estudos sob encomenda, também fazem parte do escopo das atividades da FUNCEX.