Com doações em criptomoedas Ucrânia comunica ‘airdrop’. E assim, um airdrop acontece quando um projeto ou organização envia criptomoedas ou tokens não fungíveis (NFTs) a endereços de usuários que interagiram com a entidade.
Desta forma, o governo da Ucrânia anunciou, no Twitter, um “airdrop” (“distribuição”, em português), como parte de seu esforço para obter doações em criptomoedas, após sua invasão pela Rússia, na semana passada.
Exército Ucraniano recebe doações em Bitcoin superiores a U$ 20 milhões
Contudo, este tipo de transação é algo comum no mundo das finanças descentralizadas (DeFi), em que, geralmente, os projetos distribuem tokens de governança aos primeiros investidores.
Desta forma, O anúncio foi feito pelo perfil oficial do governo da Ucrânia no Twitter, na madrugada desta quarta-feira (2). Segundo o tuíte, o airdrop foi confirmado e será feito um “snapshot”, que será compartilhado pelo perfil da Ucrânia amanhã (3), às 13 horas, no horário de Brasília.
Entretanto, o governo do país não forneceu, até o momento, mais informações sobre o assunto, mas apontou que as atualizações ligadas às doações em criptomoedas para a Ucrânia serão compartilhadas pelo vice-primeiro-ministro do país, Fedorov Mykhailo, no Twitter, e não mais pela conta oficial do governo.
Maior alta do petróleo dos últimos sete anos
No entanto, o governo afirmou que havia adicionado um endereço de carteira da Polkadot (DOT) e que passaria a aceitar a criptomoeda. Até o momento, o governo da Ucrânia já recebeu mais de US$ 30,2 milhões em doações cripto, sendo US$ 5,6 milhões doados pelo fundador da Polkadot, Gavin Wood.
Segundo o The Block, um snapshot é uma etapa padrão do processo de distribuição, usado para registrar os fundos que foram enviados ao projeto, não ficou claro a que snapshot se refere neste caso. Porém, não foi esclarecido o formato da recompensa, se seria em tokens, NFTs ou em outro formato.